Brumadinho é opção de destino para quem busca por cultura e natureza

Cidade fica na Região Metropolitana de Minas Gerais, a 1h30 de Belo Horizonte

Por KARILAYN AREIAS

Cachoeira em Piedade de Paraopeba, distrito de Brumadinho
Cachoeira em Piedade de Paraopeba, distrito de Brumadinho - Karilayn Areias/ Agência O DIA

Rio - Viajar pelo Brasil pode ser uma jornada de descoberta de quem somos e nossa história. Um bom exemplo disso, são as atrações da cidade de Brumadinho, que fica a 1h30 de Belo Horizonte. Famosa por abrigar o Instituto Inhotim — sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina — o município é bem mais que isso. Quem visita Brumadinho também encontra muita história, boa gastronomia e natureza. 

Para uma das organizadoras do receptivo De Rolé por Brumadinho, Natália Farina, o município da Região Metropolitana de Minas Gerais tem muitos encantos. "Já tínhamos uma riqueza cultural grande, mas que não era pensada turisticamente e ficava guardada para as pessoas que são daqui. Agora, com o movimento #BrumadinhoAlémDoInhotim conseguimos levar isso para o mundo, pois nos organizamos para fazer a coisa acontecer", disse.

Mas, se engana quem pensa que a vontade de fazer os encantos de Brumadinho serem descobertos desdenham de Inhotim. "Brumadinho e Inhotim são complementares. Inhotim tem um equipamento turístico muito grande, mas precisava compartilhar desse contexto da cidade, e, hoje a gente consegue alinhar as duas coisas. Queríamos que a cidade encantasse o turista como o Inhotim encanta e que as pessoas começassem a buscar também por Brumadinho. E para aqueles que vem pensando somente em Inhotim, fazermos com que esse turista fique mais tempo na cidade", explica.

Natureza, história, boêmia e boa comida

Para quem busca por natureza, Brumadinho tem opções como a trilha da Pedra do Morcego, em que pode ser praticado yoga, e a cachoeira de Piedade do Paraopeba, também conhecida como Cachoeira dos Carrapatos. Já os amantes de história poderão conferir um tour no Quilombo dos Marinhos e Sapé através do projeto sociocultural "Batuquenatividade", que promove uma vivência quilombola.

Brumadinho também tem opção para aqueles que não dispensam um boteco. O Pub Crawl Brumadinho realiza um tour por bares da cidade para os turistas conhecerem a noite local.

Agora, quem busca por boa comida não pode deixar de conhecer o restaurante Ponto Gê. Comandado por Dona Genilda, reúne o melhor da cozinha brasileira, além de já ter recebido o certificado de excelência do site Trip Advisor. 

O pacote de passeios pela cidade realizados pelo De Rolé por Brumadinho podem englobar hospedagem em quarto coletivo, tour por bares, passeio na cachoeira e vivência quilombola. Os preços variam de R$ 65 a R$ 225.

 

Galeria de Fotos

Cachoeira em Piedade de Paraopeba, distrito de Brumadinho Karilayn Areias/ Agência O DIA
Reibatuque e Dona Leide apresentam a dança da peneira durante vivência nos Quilombos dos Marinhos e do Sapé Karilayn Areias/ Agência O DIA
Restaurante Ponto Gê já ganhou certificado de excelência do site Trip Advisor Karilayn Areias/ Agência O DIA
Quilombo do Sapé, em Minas Gerais Karilayn Areias/ Agência O DIA

Comentários

Últimas de Brasil