Lei que regulamenta aplicativos de transporte é sancionada

Legislação autoriza o funcionamento do Uber, Cabify e 99 POP

Por O Dia

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, defendeu que motoristas de aplicativos de transporte, como a Uber, paguem impostos
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, defendeu que motoristas de aplicativos de transporte, como a Uber, paguem impostos -

Brasília - O presidente Michel Temer sancionou, nesta segunda-feira, sem vetos, a lei que regulamenta os serviços de transporte com aplicativos como Uber, Cabify e 99 POP. A previsão é de publicação no Diário Oficial desta quarta. O texto passou pela última votação na Câmara no dia 1º de março e seguiu para sanção presidencial.

Com a lei, não é necessária autorização prévia emitida pelo poder público municipal para o motorista de aplicativo nas cidades em que houver regulamentação.

Entre as regras de fiscalização previstas na lei estão a exigência de contratação de seguro de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) e do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). Além disso, há a necessidade de inscrição do motorista como contribuinte individual do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O motorista deve, ainda, ser portador de Carteira Nacional de Habilitação na categoria B ou superior, que tenha a informação de que ele exerce atividade remunerada. Aquele que descumprir as regras terá seu trabalho caracterizado como transporte ilegal de passageiros.

 

Últimas de Brasil