Mais Lidas

Pirarucu é estrela principal de festival amazônico no Cadeg

'Festival Gosto da Amazônia' será realizado de 20/09 a 6/10, com pratos inéditos feitos com o maior o peixe de água doce do mundo e produtos de origem amazônica

Cadeg
Cadeg -
O Cadeg abre suas portas para receber a etapa final do projeto, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida das comunidades envolvidas no manejo do pirarucu selvagem da Amazônia. Originário da bacia Amazônica, o peixe pode chegar até três metros de comprimento e 200 kg. O manejo, presente hoje em 34 áreas protegidas, é uma prática de uso sustentável que começou a ser implementado em 1999 e que garante a sobrevivência da espécie, soberania alimentar, renda aos indígenas e ribeirinhos, e contribui para a conservação da Floresta.
Para participar do Festival, cada restaurante criou um prato original à base do pirarucu de manejo, enquanto outros estabelecimentos trouxeram produtos sustentáveis direto da Amazônia, como café, castanha do Brasil, óleos e farinhas especiais, acessórios artesanais e o próprio pirarucu congelado, que estará à venda nos empórios do Cadeg.

O Projeto Gosto da Amazônia começou em março deste ano com 15 chefs do Rio de Janeiro, que testaram e aprovaram o pirarucu de manejo.
Em seguida, oficinas foram realizadas no SindRio para cerca de 250 pessoas, e no mês de julho nove chefs viajaram para as Terras Indígenas Paumari, a fim de conhecer de perto, no sul do Amazonas, o manejo e seus benefícios.
Entre eles, Marcelo Barcellos, do restaurante Barsa, que no festival vai apresentar a “moqueca de pirarucu refogada no azeite com alho e hadock de congro negro, acompanhada de arroz de brócolis e farofa de farinha amarela d´água do Amazonas, com castanhas e frutas seca”.

Segundo Barcellos, o paladar delicado do pirarucu abre um leque de possibilidades de preparo, além de funcionar como contraponto a um molho mais marcante. “Os fatores que mais se destacaram foram o sabor, sem nota de terra, muito comum em peixe de água doce, a aparência nobre, limpa, alta cor clara com as camadas marcantes”, elogiou o chef do Restaurante Barsa.

SERVIÇO

Festival Gosto da Amazônia

Local: CADEG - R. Cap. Félix, 110 - Benfica, Rio de Janeiro - RJ, 20920-310

De 20/09 a 06/10/2019

Aulas

Dia 22 (domingo)

- 12h (Frédéric Monnier e Marcelo Barcellos) - Texture do pirarucu e a flora brasileira; e mousse de pirarucu com jambu e ova de surubim, acompanhado de torradinhas de focaccia

- 13h30 (Bianca Barbosa) - salada de feijão Santarém com pirarucu defumado e pesto de coentro

- 14h30 Mesa Brasil Sesc - Como aproveitar os alimentos e evitar o desperdício.


Dia 28 (sábado)

- 13h Mesa Brasil Sesc - Como aproveitar os alimentos e evitar o desperdício.

- 14h30 (Ricardo Lapeyre) - lombo de pirarucu poché, molho champagne, caviar mujol e cenouras coloridas
- 16h (Marcelo Barcellos) - Moqueca Amazônica, acompanhada de arroz de brócolis e farofa panko

Dia 06 (domingo)

- 12h (Ana Ribeiro e Teresa Corção) - barriga de pirarucu a pil pil, cozido no azeite com cuscuz de farinha d’água e ervas PIAL; torresmo de barriga de pirarucu
- 13h30 (Andressa Cabral e Jessica Trindade) - pirarucu defumado, purê de banana e cardamomo, tartare de feijão vermelho; e pirarucu crocante com tapenade de açaí

-14h30 Mesa Brasil Sesc - Como aproveitar os alimentos e evitar o desperdício.


Atração Infantil

Equipe do Circo Macaco Prego com show musical, contação de histórias, oficinas criativas e atividades recreativas com o tema “Peixe Pirarucu | Amazônia”.

Datas e horários:

- 21/09 e 05/10/2019, das 10h às 14h

- 28/09 das 13 às 17h

Restaurantes participantes

Adega Cesari - Pirarucu na brasa com salada de legumes e arroz de brócolis.


Barsa - Moqueca Amazônica de pirarucu selvagem dos índios Paumari, puxada com cubinhos de Hadock acompanhada de arroz de brócolis e farinha amarela d´água do Amazonas, com castanhas e frutas seca.

Beijo & Beijo - Quiche em massa integral com recheio de pirarucu desfiado ao molho de ervas, cream cheese e especiarias. Acompanha salada de folhas verdes variadas.

Brasas Show - Lombos de pirarucu marinados em ervas finas, assados ao forno. Servidos em cama de mandioca frita, com pimentão vermelho e brócolis. Acompanha farofa de camarão e arroz com açafrão da terra

Cantinho das Concertinas - Pastel recheado de pirarucu com catupiry ou pirarucu com palmito e catupiry.

Concheta - Filé de pirarucu empanado na farinha panko e castanha do pará, arroz de brócolis, purê batata com banana da terra, mix de legumes com pimentões, vagem, tomatinho cereja e cenoura.

Corujão - Pirarucu, pimentões vermelho e amarelo, cebola, pimenta de cheiro, coentro, leite de coco, azeite de dendê e camarão. Acompanha arroz e pirão.

Costelão - Parte nobre do pirarucu assado em nossa premiada brasa, acompanhado de batata rostie, salada e o tradicional arroz com brócolis.

Cucina Penna - Lombo de pirarucu ao forno com molho mediterrâneo. Acompanha mousseline de banana pacovã e arroz de siri. Cortesia: Sobremesa - Um mousse de cupuaçu com creme de avelã.

Empório Gourmet Steakhouse - Pirarucu temperado com ervas, incrustado de castanha do pará, guarnecido com cubos de banana da terra fritos e creme de castanha. Acompanha arroz com alho poró.

Espetáculo - Lombo de pirarucu na brasa, banhado ao molho pesto de coentro com toque de jambu e camarões nativos, sobre purê de mandioquinha. Acompanha moqueca de pupunha, farofa manauara e arroz de brócolis. Cortesia: Sobremesa - Um pudim de tapioca com geleia de açaí e banana da terra, sobre vitória régia (massa de açúcar mascavo).

Gruta S. Sebastião - Espetada de pirarucu com camarão vg, acompanhada de arroz colorido, batata portuguesa e molho de limão. Cortesia: 2 doses de batida de maracujá e 2 rabanadas portuguesas.

Na Minha Casa - Porção de 3 bolinhos de pirarucu, servidos com molhinho de pimenta no tucupi.

Rei do Bacalhau - Pirarucu ao leite de coco acompanhado de arroz de açafrão e alcaparras e farofa amarela. Cortesia: 2 garrafas de vinho branco Sauvignon Blanc 187 ml.

Produtos

Beco do Vinho - Durantes os sábados do festival, das 13h às 16h, nós receberemos o chef Rafanet Coronel para preparar um prato especial com pirarucu de manejo, que será harmonizado com vinho branco português reserva. Vagas limitadas.

Café Dellas - “Amazônia Legal” - Café expresso orgânico cultivado de forma sustentável. Bebida encorpada de sabor intenso.

Central dos Vinhos - Em nossa loja você encontra produtos da marca Vem do Xingu: castanha do Pará, oléo de castanha do Pará e óleo de babaçu.

Cerealista Lela - Pirarucu congelado

Conexão Açaí - Em nossa loja você encontra o café orgânico agroflorestal Apuí.

Doceria artística - Café orgânico da Amazônia com bolo de milho.

Empório Gourmet Show - Aqui você encontra o café orgânico agroflorestal Apuí e o guaraná em pó Urupadi.

Garota - Copo de café filtrado orgânico da Amazônia.

Jacafumos - Frasco de 30ml de óleo de copaíba da Amazônia.

Laticínios Brasil Tropical - pirarucu congelado

Melhor compra do Cadeg - Café e guaraná em pó

Portal do Vinho - Em nossa loja você encontra produtos da marca Vem do Xingu: castanha do Pará, oléo de castanha do Pará e óleo de babaçu.

Rota Carioca - Em nossa loja você encontra produtos da marca Vem do Xingu: castanha do Pará, oléo de castanha do Pará e óleo de babaçu.

Sapataria e Camisaria Feirante - cordões, pulseiras e brincos artesanais feitos com palha tucumã