Gugu alavanca a audiência de 'Power Couple Brasil'

Apresentador se prepara para comandar novo programa em agosto e afirma que hoje não daria para exibir quadros como 'Banheira do Gugu'

Por Gabriel Sobreira

Gugu, apresentador do 'Power Couple Brasil'
Gugu, apresentador do 'Power Couple Brasil' -

Rio - Gugu Liberato, 59 anos, é inquieto por natureza. Não aguenta fazer a mesma coisa por muito tempo. Segundo o próprio, quando entra na rotina, ele dá um jeito de mudar. Foi assim com o ‘Programa do Gugu’. “Quando chegou no ano passado, eu falei para a Record que eu não queria mais fazer porque eu tinha cansado. Eles então começaram a ver outra coisa para eu fazer”, lembra o apresentador. “’O Programa do Gugu’ pode voltar, sim, porém com outro formato”, acrescenta.

COMPETIÇÃO MUSICAL

Atualmente no comando do ‘Power Couple Brasil’ (agora acrescido de ‘com Gugu’), que estreou a terceira temporada na última terça-feira, o louro não terá nem tempo de se cansar da atração. Em agosto, ele estreia a competição musical ‘Todos Juntos Agora’, também na Record. No novo programa, cantores são avaliados por um painel composto por cem especialistas em música, de diversas faixas etárias e estilos. O candidato tem 90 segundos para fazer com que todos, ou a maioria, cantem e somem pontos com ele.

“É um novo formato desenvolvido pela BBC, baseado em musicais e muitíssimo interessante. Será algo grandioso”, limita-se a dizer Gugu. “Sempre fui, modéstia à parte, pioneiro em algumas coisas. Nós colocamos pela primeira vez no ar, nos anos 1990, mensagens da internet, o que hoje é comum. Sempre busco alguma coisa nova, quando eu vou às feiras (de TV) e tal”, comemora ele, que não descarta voltar ao seu antigo dia da semana.

“Pretendo voltar para os domingos quando surgir um bom formato que atenda a família em todas as faixas etárias. Por enquanto, não

encontrei nada que preencha esse requisito”, explica.

‘BANHEIRADO GUGU’

Ainda muito lembrado por quadros inesquecíveis como ‘Banheira do Gugu’ (modelos de biquínis tentando impedir famosos de pegar sabonetes e a câmera com closes ousados) e ‘Concurso Camiseta Molhada’ (modelos de camiseta branca dançavam no palco e tomavam uma ducha até que a roupa ficasse praticamente transparente), Gugu Liberato compara os momentos da TV de antes e hoje. “Eram outros tempos, outra televisão, isso seria impensável hoje”, observa. “A patrulha hoje é muito maior. Hoje, a patrulha está tão grande que você tem que pensar até no que vai falar para não sofrer as consequências. Acho que é pior. Acho que tolhe a criatividade, a liberdade em todos os sentidos, e não só para os apresentadores. Os humoristas sofrem demais com isso. Acho que a gente entrou em

uma mudança exagerada, não sei até onde vai”, analisa.

AUDIÊNCIA

No momento, com as atenções voltadas para o ‘Power Couple Brasil’, Gugu vibra com a estreia bem-sucedida do programa, com média de 7,4 pontos, pico de 9 pontos, 10% maior do que a temporada anterior e representando um aumento de quase 40% em relação às outras terças-feiras do mês.

Apesar disso, a atração ficou em terceiro lugar no horário, atrás de Globo e SBT. “Na minha opinião, (a estreia) superou as expectativas. Por incrível que pareca, não houve erros significativos e nem falhas técnicas. O programa certamente tem todos os elementos para crescer na audiência”, diz ele, sobre a atração que liderou os Trending Topics (assuntos mais comentados do

Twitter) no mundo e no Brasil.

RESISTIU NO INÍCIO

Mas não pense que foi fácil fazer Gugu dizer ‘sim’ quando a Record colocou na mesa a chance de ele apresentar, pela primeira vez na carreira, um reality show. “A princípio, eu não pensava em apresentar um reality show. Eu resisti um pouco por que eu não sabia o que era. Quando me disseram que teria essa infraestrutura toda, não é o ‘Power Couple’ a que assistimos nas temporadas passadas. É mais grandioso”, frisa. “Infelizmente, não pude conversar com o Justus (apresentador das duas primeiras temporadas). Tanto eu como ele somos muito ocupados e por essa razão não nos encontramos”, completa.

CONDIÇÕES

Bom negociador, Gugu conseguiu concessões tanto da Record quanto da Dori Media, dona da franquia ‘Power Couple Brasil’, para que finalmente dissesse ‘sim’ e assinasse o contrato. A demora do acerto foi, entre outros motivos, porque o apresentador queria que a emissora garantisse que ele poderia ir toda semana para os Estados Unidos para ver os filhos, João Augusto, de 16 anos, e as gêmeas Marina e Sofia, de 14, todos do relacionamento com a médica Rose Miriam di Matteo. “Esse foi um dos grandes problemas. A gente bateu muita cabeça por isso. Mas criaram uma forma para que eu possa ir para lá quinta à noite e voltar no domingo. Vai ficar mais apertado para eles aqui (equipe do programa). Mas não abri mão disso”, afirma o pai zeloso.

ADAPTAÇÕES

Em relação ao programa, em vez de exibido apenas terças e quintas, passou a ir ao ar de segunda a sexta. Às terças, a edição é ao vivo e com plateia. E a eliminação, que antes era uma escolha da maioria da casa, agora fica a cargo do telespectador, que escolhe quem deixa a mansão localizada na região de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. “O formato vem com a tal da ‘bíblia’ (tipo de manual com regras estritamente rígidas a serem executadas por todos que adquirem o formato). Tem essa história, um negócio absolutamente diferente de tudo que eu fiz até hoje. Eu queria me movimentar mais, não ficar parado num canto só. Queria chegar perto dos participantes, conversar. E eles têm sido sensíveis a isso e têm concordado”, festeja. Gugu conta que raramente assistia a realities shows, mas que agora, por conta de ‘Power Couple Brasil’, tem se tornado um telespectador ávido, inclusive de formatos internacionais. “Mas honestamente nunca votei”, confessa, aos risos.

DICAS

No ‘Power Couple’, 11 casais, que disputam o prêmio que pode ultrapassar R$ 1 milhão, convivem em uma mansão com oito quartos. Os três casais restantes se dividem entre dormir em um sofá, em uma barraca de camping no jardim e em um miniquarto. Provas que desafiam o quanto os parceiros se conhecem e seu nível de coragem, estresse e pressão no convívio são elementos que normalmente dão certo. “O programa depende 85% dos participantes, os outros 15% da produção do programa. As relações humanas, principalmente dos casais, refletem a vida como ela é. Acredito que é isso que fascina tanta gente que não perde um reality. Várias coisas ajudam um casal a vencer, dentre elas preparo físico, entrosamento e sorte. Ter sangue frio também ajuda muito”, ensina o apresentador.

Galeria de Fotos

Gugu, apresentador do 'Power Couple Brasil' Edu Moraes/Record
Gugu, apresentador do 'Power Couple Brasil' FOTOS Edu Moraes/Record
Gugu, apresentador do 'Power Couple Brasil' Edu Moraes/Record
Gugu, apresentador do 'Power Couple Brasil' Edu Moraes/Record
Gugu, apresentador do 'Power Couple Brasil' Edu Moraes/Record
Gugu, apresentador do 'Power Couple Brasil' Edu Moraes/Record

Comentários

Últimas de Diversão