O cavaquinista Ricardo Zamora, de 31 anos, começou a tocar o instrumento há 14 anos. O músico se apresenta em shows nas noites cariocas. O gasista Ezequiel Rosa, 30, faz manutenções e instalações de tubulações de gás. Os dois fazem parte de um grupo de pessoas que se enquadram nos cinco bicos mais inusitados procurados por brasileiros. O aplicativo iPrestador, plataforma gratuita de contratação de profissionais, revelou um ranking dos serviços mais incomuns na hora de garantir uma renda extra no final do mês. Além das duas profissões citadas acima, há ainda especialista em trocar antena analógica para digital, profissionais que fazem penteados étnicos e até psicólogo para cães.
"Foram cinco profissões que se destacaram entre as mais inusitadas. Nós entendemos que os serviços que estão em alta na plataforma são diferentes. Além disso, notamos que há novas atividades chamando atenção dos clientes. Os brasileiros têm interesse em contratar esses tipos de serviços", explica Ronaldo Barros, um dos fundadores do aplicativo.
Barros explica que a plataforma, em funcionamento há oito meses, tem o objetivo de conectar os clientes aos prestadores de serviço. "A startup nasceu de uma ideia antiga. De uma necessidade em buscar serviços de qualidade. Não conseguia localizar profissionais para determinadas atividades. Por conta disso, resolvemos lançar no ano passado a plataforma", revela.
Hoje, o aplicativo já conta com mais de 10 mil usuários. "Estamos com o Rio de Janeiro como segunda maior base de usuários, só atrás de São Paulo. Até o final de março, lançaremos o formato para web", antecipa Barros, um dos fundadores do aplicativo. A plataforma conta com cerca de 5 mil profissões diferentes divididas em 22 categorias, atendendo serviços desde cuidados com animais até musicista para eventos na cidade.
O interesse por alguns dos bicos mais inusitados cresceu nos últimos meses em todo o país. A procura pelo técnico de DTH, como é conhecido o profissional que faz a conversão da antena analógica para a digital, aumentou depois da mudança gradativa do sinal. Com os penteados étnicos na moda, as trancistas também estão em alta para quem está em busca de um novo visual.
Para o gasista Ezequiel Rosa, citado no começo da reportagem, a alta procura por profissionais que trabalham com manutenção e instalação de gás de cozinha se deve ao maior cuidado das pessoas em contratar pessoas especializadas, para evitar dores de cabeça. "As pessoas estão mais esclarecidas no que se refere ao trabalho de gasistas. Os clientes entenderam a necessidade de se contratar um profissional da área, que estudou e se preparou para isso. Acredito que a procura vem desse fator", analisa.
Para o cavaquinista Ricardo Zamora, que também foi mencionado na abertura desta matéria, a ferramenta de prestação de serviços auxilia o cliente que está à procura de uma busca rápida por qualquer tipo de profissional. "Eu conheci a plataforma há pouco tempo e gostei bastante do jeito que as pessoas conseguem me achar no sistema. Para quem está com pressa é útil", afirma.