Vasco vacila e acaba derrotado pela Universidad de Chile em São Januário

Estreia do clube carioca na fase de grupos da Libertadores foi negativa

Por MARCELO BERTOLDO

Vasco foi derrotado em São Januário
Vasco foi derrotado em São Januário -

Rio - A Libertadores não perdoa cochiladas como a de Paulão. A consequência do gol de Araos, iniciado numa cobrança de lateral, foi a derrota de 1 a 0 para a Universidad de Chile, em São Januário. A estreia na fase de grupos que começou com festa, terminou com vaia e desconfiança do torcedor. Afinal, o Vasco enfrentará Cruzeiro e Racing com a obrigação de vencer fora de casa para se manter vivo.

Além da virose, a ansiedade foi mais um adversário que o Vasco enfrentou na Colina. Com a obrigação de fazer o dever de casa, o Cruz-Maltino teve mais posse de bola, mas tropeçou na própria pressa. A falta de capricho no último passe minimizou o perigo nas poucas brechas que o experimentado Universidad de Chile permitiu na defesa.

Com três jogadores com passagem no Vasco — Rafael Vaz, Seymour e Pinilla —, os visitantes encontraram no lado de Pikachu o atalho para chegar ao gol de Martín Silva. Após o mistério sobre a escalação, Zé Ricardo manteve o esquema com a tradicional linha de quatro na defesa, mas a marcação da bola aérea continua sem solução.

Com dificuldade para furar a retranca da equipe chilena, o Vasco quase abriu o placar com o agitado Riascos. A tentativa de cruzamento foi em direção ao gol, encobriu o goleiro Herrera, explodindo no travessão. A jogada de perigo incendiou o caldeirão, indicando que faltava mais agressividade e proximidade ao ataque.

Dos candidatos a titular, Paulinho foi quem mais sentiu os efeitos da virose. Ele iniciou o jogo no banco de reservas, porém, foi a opção de Zé Ricardo para aumentar o poderio ofensivo da equipe no lugar de Wagner.

Na prática, faltou atitude de Libertadores. A La U decidiu se arriscar mais. Na melhor chance, Martín Silva fez uma milagrosa defesa no chute de Araos. Apreensiva, a torcida tentava empurrar na base do grito o Vasco à frente no segundo tempo.

Pikachu escutou o clamor e, em sua melhor jogada, descolou o ótimo cruzamento para Rildo, que parou na difícil defesa de Herrera. O caldeirão voltava a ferver quando Paulão, após cobrança de lateral, perdeu a disputa com Araos, que tocou por baixo de Martín Silva para abrir o placar, aos 31 minutos, para a decepção dos mais de 18 mil presentes na Colina.

FICHA TÉCNICA
VASCO 0 X 1 UNIVERSIDAD DE CHILE

Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Público: 17.681 presentes
Cartões amarelos: Riascos e Paulão (Vasco); Caroca (Universidad de Chile)
Cartões vermelhos:
Gols: Araos, aos 31 minutos do segundo tempo

Vasco: Martín Silva; Yago Pikachu, Paulão, Erazo e Henrique; Wellington, Desábato (Andrés Rios), Wagner (Paulinho), Evander e Rildo (Paulo Vitor); Riascos / Técnico: Zé Ricardo

Universidad de Chile: Johnny Herrera; Vilches, Echeverría, Rafael Vaz e MatíasRodríguez; Pizarro, Seymour (Schultz) e Beausejour; Araos (Caroca), Soteldo (Díaz) e Pinilla / Técnico: Guillermo Hoyos

Comentários