Rio - Debaixo de um baita temporal, principalmente no primeiro tempo, o Botafogo conseguiu um gol salvador no fim da partida e venceu o Defensa y Justicia, da Argentina, no Estádio Nilton Santos, estreia na Copa Sul-Americana. Erik decidiu e deu a vitória para os cariocas
A partida da volta será no próximo dia 20, em Buenos Aires. Para se classificar, o Glorioso poderá empatar por qualquer placar. Caso marque um gol, poderá perder até por um gol de diferença.
Os 'hermanos', vice-líderes do Campeonato Argentino e há 18 partidas invictos, não levaram perigo à meta do paraguaio Gatito Fernández no primeiro tempo. Levando-se em consideração o estado do gramado por causa da chuva, até que o Botafogo foi melhor. O lateral-direito Marcinho, em um chute venenoso de fora da área, e o atacante Kieza, que dominou uma bola com a mão (e ainda tirou o volante Alex Santana da jogada), criaram as boas chances do Alvinegro.
A estratégia do Defensa era muito bem definida: tentar ser tranquilo na defesa e sair em velocidade por uma bola, o que não aconteceu. Na etapa complementar, já com muito menos água, os argentinos colocaram a bola no chão e envolveram completamente o Botafogo, que tinha como única alternativa os chutões da defesa para o ataque. Kieza, isolado, quase não apareceu na partida. Tanto que o técnico Zé Ricardo o trocou por Leandro Carvalho.
Além do atacante, o comandante também mandou a campo o volante Bochecha na vaga do apagado Luiz Fernando, o que deixou a galera alvinegra irada e gerou críticas a Zé Ricardo, que ouviu os indesejáveis gritos de 'Burro!".
As trocas pareciam não surtir efeito algum, pois o Defensa tomou conta do meio-campo e ditou o ritmo da partida na reta final. Porém, nos acréscimos o imponderável aconteceu e Erik fez belo gol decidindo a partida.