A chegada do calor agrava um incômodo corriqueiro aos cariocas que dependem do transporte público nesta época do ano: a infestação de baratas nos ônibus que circulam no Rio e na Região Metropolitana. Um vídeo publicado pelo perfil Jacarepaguá Notícias RJ, do Facebook, é assustador. Na linha LECD23 (antiga 766), que liga a Freguesia, na Zona Oeste, a Madureira, na Zona Norte, as pragas andavam aos montes num assento.
"Essa linha tem muita barata, sim. Eu presenciei isso. As pessoas não sabem o que fazer", comentou uma seguidora da página.
Desde o dia 1º de novembro, o site Reclame Aqui registrou 17 denúncias sobre isso, envolvendo diferentes empresas. Ontem, uma internauta postou fotos de um ônibus da linha 433, que liga Vila Isabel, na Zona Norte, até a Avenida Prado Junior, em Copacabana, na Zona Sul, que também estava infestada pela praga. Já o MEIA HORA presenciou tal fato na 497, que liga a Penha, na Zona Norte, a Laranjeiras, na Zona Sul.
"A barata carrega as bactérias nas patas. E passa pelos ferros em que as pessoas seguram. Depois, as pessoas passam as mesmas mãos na boca e no olho. A barata pode ser vetor de uma série de doenças, especialmente viroses e as bacterianas", disse a professora e doutora Amélia dos Santos, do Instituto de Ciências biológicas da Universidade de São Paulo (USP).