Conselho de Segurança da ONU vota nesta sexta-feira sobre cessar-fogo na Síria

O regime sírio bombardeia Ghuta oriental com um balanço de mais de 400 mortos nos últimos cinco dias

Por O Dia

Mais de 13,1 milhões de sírios precisam de ajuda humanitária
Mais de 13,1 milhões de sírios precisam de ajuda humanitária - AFP

Estados Unidos - O Conselho de Segurança da ONU submeterá à votação nesta sexta-feira, às 13h, um projeto de resolução sobre um cessar-fogo de 30 dias na Síria para permitir a ajuda humanitária e as evacuações médicas em Ghuta Oriental.

Os membros do Conselho de Segurança receberam uma versão com emendas do texto inicial, negociado há duas semanas. O novo texto se limita a "pedir" um cessar-fogo, enquanto a versão anterior usava o verbo "decidir". Também especifica que a trégua não será aplicável a "indivíduos, grupos, empresas e entidades associadas" a Al-Qaeda e ao grupo Estado Islâmico. A versão precedente mencionava apenas as duas organizações.

Ainda não está claro se a Rússia, que tem direito de veto no Conselho de Segurança, apoiará a resolução. Na quinta-feira à noite, o embaixador russo na ONU, Vasili Nebenzia, disse que não havia acordo para um cessar-fogo humanitário.

O texto tem como objetivo aliviar o cerdo do regime sírio ao reduto rebelde de Ghuta oriental, fornecer ajudar humanitária urgente (medicamentos e comida) e organizar a saída de várias pessoas nesta área.

O projeto foi apresentado em 9 de fevereiro por Suécia e Kuwait, mas as negociações pararam e, desde então, o regime sírio bombardeia Ghuta oriental, com um balanço de mais de 400 mortos nos últimos cinco dias.


Comentários

Últimas de Mundo & Ciência