Crédito do Bilhete Único tem melhorias

Vereadores do Rio decidem que verba irá para benefício do sistema

Por

Vereadores do Rio decidem que verba irá para benefício do sistema
Vereadores do Rio decidem que verba irá para benefício do sistema -

Rio - A Câmara dos Vereadores aprovou ontem, por unanimidade, o projeto de lei que regula o que deve ser feito com o saldo remanescente do Bilhete Único Carioca (BUC), que se refere ao crédito já adquirido pelo usuário mas ainda não utilizado. A nova regra prevê que a Fetranspor, representante das empresas de ônibus, apenas poderá utilizar a verba retida para melhorias dos serviços prestados, redução do preço da passagem e pagamento de gratuidades. O projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Marcelo Crivella.

"Essa lei é importantíssima porque hoje o saldo flutuante fica na mão dos empresários. Ninguém sabe para onde vai esse dinheiro. Daqui em diante, saberemos todo o saldo e teremos informações de como esse montante foi usado no passado também. Ou seja, teremos muito mais transparência", explicou o vereador autor do projeto, Felipe Michel (PSDB).

A alteração na legislação também prevê que a validade dos créditos para o usuário passa a ser de um ano, contando do dia em que foi comprado. Outra novidade é que a Fetranspor fica obrigada a depositar em conta bancária especificada pelo poder público o saldo remanescente do BUC, além de ter que publicar todo o valor contabilizado até agora em até 30 dias a partir da publicação da lei.

"Mais uma vantagem para o cidadão é que, a partir do requerimento, ele terá que receber em 30 dias o saldo do seu cartão", explica o autor do projeto. O projeto altera a lei 5.211/2010, que institui o benefício. Procurada pela reportagem, a Fetranspor preferiu não se posicionar.

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro