Detran defende apoio para a Seguran�a

Com repasse de mais de R$ 507 milh�es para o combate ao crime no ano passado, entidade quer pol�tica de colabora��o com outros �rg�os p�blicos

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Detran defende apoio para a Seguran�a
Detran defende apoio para a Seguran�a -

Rio - Em meio à crise econômica e ao clima de insegurança no Rio, órgãos públicos fazem a sua parte para ajudar na solução de problemas envolvendo a violência. Em 2017, o Detran repassou mais de R$ 507 milhões às polícias Civil e Militar. O investimento ainda inseriu ações educativas para o trânsito. A entidade, que também auxilia o programa Lei Seca, vai passar a colaborar com a recuperação das rodovias estaduais.

Neste ano, o Detran vai repassar R$ 86 milhões à Secretaria de Estado de Obras. As ações fazem parte de uma reformulação no órgão, que passa por um processo de desburocratização, com soluções alinhadas às novas tecnologias. A partir deste domingo, o DIA começa a publicar uma série de quatro reportagens mostrando as mudanças já sentidas pela população.

Essa mudança de filosofia começou a ser colocada em prática em fevereiro do ano passado, quando Vinicius Farah assumiu a presidência do órgão. Prefeito de Três Rios entre 2009 e 2016, Farah venceu, por dois anos seguidos, o Prêmio Sebrae de prefeito empreendedor, conhecido como o 'Oscar dos prefeitos'.

Uma das principais ações foi a criação do programa Detran Presente, que descentralizou o atendimento do órgão para o interior do Estado. Em 2017, foram 45 edições do mutirão, que rodou por 25 cidades. A ação resultou em mais de 77 mil atendimentos ao público média de 2 mil por edição.

Ao todo, o Detran emitiu 13.417 carteiras de identidade e 12.036 carteiras de habilitação. "Além de melhorar a vida do cidadão, o Detran devolve esses tributos à população, com repasses para auxiliar políticas públicas de segurança", explica Farah (veja mais na entrevista abaixo).

O órgão ainda criou os programas Detran Conduta, para fiscalizar irregularidades de colaboradores, e o Detran Resolve, com a proposta de utilizar ferramentas tecnológicas para acelerar o funcionamento dos atendimentos.

'A prioridade � atender bem o cidad�o, com rapidez e �tica'

Vicente Farah, presidente do Detran-RJ - Divulga��o

O Detran sempre foi um �rg�o marcado por problemas relacionados com a burocracia. Combater isso � o foco da sua gest�o?

- Esse � o foco principal. Quando assumi o Detran, me deparei com essa realidade e com esse sentimento impregnado no cidad�o fluminense de ver o Detran como o �rg�o que dificultava a vida das pessoas. Todas as a��es da minha gest�o foram para inverter essa marca negativa. A prioridade do �rg�o p�blico � atender bem o cidad�o, com rapidez e �tica. Uma das primeiras medidas foi banir as empresas que n�o estavam cumprindo com as suas cl�usulas contratuais, gerando transtornos para a popula��o e para o �rg�o no dia a dia. Eram empresas que n�o pagavam os seus funcion�rios, gerando uma insatisfa��o no colaborador, que acabava sendo transferida para o cidad�o. Paralelo a isso, colocamos ferramentas com novos produtos e novas tecnologias. Com isso, conseguimos gerar satisfa��o com uma entrega mais r�pida.

Qual a medida gerou o maior impacto na popula��o?

- A cria��o da marca Detran Presente, que eliminou as barreiras da burocratiza��o e inverteu a ordem. Com isso, o Detran passou a ir para perto das pessoas, levando todos os seus servi�os, como a carteira de identidade, habilita��o, recursos contra multas, vistoria de ve�culos. Um processo de agendamento que antes levava at� 50 dias passou a ser resolvido em 40 minutos. Tiramos uma empresa que conduzia o servi�o de telemarketing e que trazia falhas na interface com o cidad�o. Tudo agora acontece na mesma hora. A cria��o do Detran Conduta tamb�m foi fundamental para dar credibilidade ao �rg�o. Al�m de fiscalizar e punir maus profissionais, aproxima a diretoria dos colaboradores, com melhora direta na qualidade do servi�o. Temos colaboradores que acompanham o dia a dia no funcionamento dos postos, para que possa estar fiscalizando na ponta toda a agiliza��o dos servi�os.

Qual a import�ncia do uso das novas tecnologias no �rg�o?

- Fundamental. At� o fim de mar�o, vamos introduzir novas ferramentas tecnol�gicas. Vai ser poss�vel parcelar as multas com cart�o de cr�dito em at� 12 vezes. Antes, isso s� era poss�vel com a emiss�o de boleto no banco. Outra novidade: o Detran ampliou o prazo de isen��o de vistoria de carros zero quil�metros de tr�s para cinco anos.

De que forma o seu hist�rico como prefeito de Tr�s Rios colaborou na sua gest�o?

- Isso tem uma rela��o direta com tudo o que estamos fazendo em um �rg�o que lida com 16 milh�es de pessoas. O Detran agora escuta os anseios da popula��o. Um �rg�o que cuida da vida das pessoas nas principais �reas do dia a dia da popula��o n�o pode dificultar as coisas. Em Tr�s Rios, era preciso apenas 48 horas para abrir uma empresa. A experi�ncia que trago � fazer com que o Detran tenha um servi�o de qualidade, com atendimento �gil, �tica e transpar�ncia. Tr�s Rios se tornou um modelo nacional de desburocratiza��o. Por que n�o fazer a mesma coisa com o Detran? Viemos exatamente com essa marca.

Qual o legado que fica da sua gest�o para o Detran?

- A minha filosofia � trazer experi�ncias da iniciativa privada para o �rg�o p�blico. A ideia � ter um �rg�o moderno, que entrega o servi�o no tempo esperado. O Detran vai se transformar num modelo onde a popula��o vai ter a sensa��o de que est� sendo atendido em uma entidade privada, pela agilidade e qualidade do servi�o. Repassamos verba para a seguran�a p�blica e assinamos conv�nio com a Secretaria de Obras para recuperar as estradas estaduais. S�o a��es que tamb�m trazem benef�cios para a sociedade.

O que pode melhorar?

- Estamos atentos �s fragilidades do �rg�o. Estamos num processo de moderniza��o de estrutura f�sica, padr�o de empresa privada mesmo. Com uma equipe competente e comprometida, j� conseguimos transformar o Detran. Agora, estamos reformando os postos de atendimento.

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