Comissão relata precariedade em Centro de Atenção Psicossocial em Bangu

Entre as principais queixas estão a falta de médicos e de assistentes sociais, além de vazamento de água nos banheiros e falta de pintura em salas

Por O Dia

Unidade do CAPS Lima Barreto sofre com falta de manutenção
Unidade do CAPS Lima Barreto sofre com falta de manutenção -

Rio - A Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara de Vereadores denunciou a infraestrutura precária no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Lima Barreto, em Bangu, Zona Oeste do Rio. O relato foi embasado em uma visita dos vereadores Luciana Novaes e professor Adalmir na unidade, na última quinta-feira. Entre as principais queixas estão a falta de médicos, psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras, além de vazamento de água nos banheiros e salas sem utilização por falta de pintura.

Os vereadores encontraram ainda partes do teto ameaçando desabar, vidros de janelas quebrados e mofo nas paredes. "É mais um descaso que estamos vendo aqui. É um absurdo que a pessoa com deficiência intelectual esteja sendo atendida nessas condições. É necessário que haja uma ação urgente para melhorar a qualidade desse atendimento prestado por estes funcionários com tanto esforço, mesmo diante das condições que estamos vendo aqui", destacou, em nota, a vereadora Luciana Novaes.

O Caps Lima Barreto atende cerca de 750 pessoas. A direção da unidade informou que os atendimentos são mantidos pelo grande esforço de todos os funcionários. "É pelo amor a essas pessoas que não desistimos. Todos os dias temos o dever de ensiná-las e ajuda-las a serem inseridas na nossa sociedade. Quando chove, a gente remaneja para um outro espaço, o que pedimos é socorro", enfatizou.

Caps Lima Barreto está sofrendo com má infraestrutura - Divulgação

Há problemas também do lado de fora da unidade. Parte do muro que cerca o terreno está quebrado e com muito lixo ao redor. Segundo denúncias, usuários de drogas invadem o local para consumir os entorpecentes, causando medo aos pacientes e familiares.

De acordo com a Comissão, um relatório das fiscalizações deve ser enviado ao Ministério Público nos próximos dias. Os parlamentares explicaram que o objetivo é"pedir ao órgão que investigue o descaso encontrado e que medidas sejam tomadas afim de melhorar a qualidade do ambiente e atendimento às pessoas com deficiência intelectual".

Procurada pelo DIA, a Superintendência de Saúde Mental (SSM) informou que há previsão de obras de intervenções estruturais e melhoria do Centro de Atenção Psicossocial Lima Barreto. A pasta destacou que o planejamento para a realização da obra está sendo providenciado.

Comissão da Câmara de Vereadores visitou a unidade de saúde - Divulgação

"A unidade conta com a assistência de equipe multiprofissional, composta por psicólogo, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, assistente social, auxiliar de enfermagem e oficineiro. Sobre a contratação de profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, no dia 9 de abril, um processo seletivo público para a contratação temporária de médicos especialistas para a rede municipal. Entre as vagas disponíveis, estão para os profissionais com especializações em psiquiatria", completou, em nota.

Galeria de Fotos

Unidade do CAPS Lima Barreto sofre com falta de manutenção Divulgação
Paredes estão sem pintura e com cheiro de mofo Divulgação
Comissão da Câmara de Vereadores visitou a unidade de saúde Divulgação
Caps Lima Barreto está sofrendo com má infraestrutura Divulgação

Últimas de Rio de Janeiro