Milhares de fiéis participam de programação em homenagem a São Jorge em Quintino

Dom Orani celebrou uma das missas na manhã desta segunda-feira. 'Acredito que o exemplo de São Jorge servirá como inspiração aos cariocas nestes tempos difíceis', afirmou

Por NADEDJA CALADO

Fiéis participam de festa em homenagem a São Jorge
Fiéis participam de festa em homenagem a São Jorge -

Rio - Como de tradição, milhares de fiéis participam do dia de São Jorge na paróquia de Quintino, na Zona Norte do Rio, nesta segunda-feira. A expectativa de público da Igreja para a programação é de 1,5 milhão de fiéis. O cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, conduz a missa mais aguardada do feriado desde às 10h. A celebração também teve a presença do deputado federal Alessandro Molon (PSB) e de uma representante da Beija-Flor, campeã do Carnaval 2018. 

"Acredito que o exemplo de São Jorge servirá como inspiração aos cariocas nestes tempos difíceis, em que precisam enfrentar as adversidades e lutar por seus direitos", declarou o religioso. Na missa, Dom Orani pediu ainda que todos rezassem pelas vítimas da violência no Rio. Já as outras duas missas, em Santa Cruz e na Praça da República, devem reunir, juntas, mais de meio milhão de fiéis.

Devoto de São Jorge, Molon elogiou as homenagens desta segunda-feira. "Foi uma festa linda, vivemos um momento dramático e a fé sempre ajuda. Ainda mais São Jorge, que une e atrai pessoas de várias visões de mundo, e união é o que estamos precisando no Rio de Janeiro", completou o parlamentar.

A festa em homenagem ao Santo Guerreiro começou neste domingo, com feijoada e shows com Péricles, Jorge Aragão, Belo e Arlindo Neto, entre outros, em diversos bairros do Rio. Houve também a tradicional missa na Paróquia de São Jorge, com a presença de dezenas de fiéis que foram acompanhar a saída da estátua do santo, que percorreu toda a cidade.

“O passeio da imagem de São Jorge pela cidade, de Vila Valqueire até a orla da Zona Sul, é para anunciar essa paz que tanto precisamos. É aquilo que o Papa Francisco disse: ‘Um homem e uma mulher sem esperança são mortos’. Nós temos que ter esperança de que um dia essa Cidade Maravilhosa vai voltar a ser a cidade que ela merece como título de maravilhosa mesmo. E não com esse medo de violência”, destacou o padre Dirceu Rigo, pároco da Paróquia de São Jorge.

Quem também aproveitou o domingo para agradecer suas graças alcançadas foi a pensionista Sarita Santos Leal, de 79 anos. “Vim pedir saúde e bênção para a minha família. Tenho oito filhos, 27 netos e 10 bisnetos. “E a família está aumentando. Esse ano ainda chegará mais um bisneto”, comemora a senhora emocionada. “Aproveito para agradecer que um dos meus netos saiu da vida errada. Ele tomou vergonha na cara e agora está no caminho certo”, completou ela.

Galeria de Fotos

Festejos a São Jorge na Paróquia de São Jorge em Quintino. Fernanda Dias/ Agência O Dia
Paróquia de São Jorge, em Quintino Fernanda Dias / Agência O DIA
Fiéis participam de festa em homenagem a São Jorge Severino Silva
Fiéis participam de festa em homenagem a São Jorge Severino Silva
Fiéis participam de festa em homenagem a São Jorge Severino Silva
Fiéis participam de festa em homenagem a São Jorge Severino Silva
Dom Orani celebrou missa no dia de São Jorge Severino Silva
Dom Orani celebrou missa no dia de São Jorge Severino Silva
Fiéis participam de festa em homenagem a São Jorge Severino Silva

Últimas de Rio de Janeiro