Rio - A Secretaria de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação desocupou, na manhã desta sexta-feira, o antigo prédio do IBGE, na Rua Visconde de Niterói, na Mangueira, Zona Norte do Rio. Equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal e Comlurb também participaram da reintegração de posse.
Na semana passada, uma ação cadastrou as 210 famílias ocupantes do prédio. De acordo com a prefeitura, elas receberam o adiantamento do primeiro aluguel social no valor de R$ 400, mas durante a semana voltaram ao local. O edifício será demolido para a construção de um conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida. Ao todo serão duas mil unidades na Mangueira.
A prefeitura explicou que os apartamentos do Minha Casa Minha Vida serão para a Faixa 1, voltada para famílias com renda de até R$ 1.800. "A Prefeitura do Rio é responsável por selecionar as famílias que serão beneficiadas. O tempo de construção é de aproximadamente um ano e meio. Os custos e a escolha das empresas que farão a obra são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal", completou, em nota.