Durante os fins de semana de competição, as equipes do Sesc marcaram presença nas etapas disputadas na vila olímpica de Duque de Caxias e no Sesc de São João de Meriti. A ideia era prestar serviços gratuitos aos jovens atletas e ao público que acompanhou as disputas.
Em Caxias, onde foi disputada a rodada de abertura e a quarta etapa, havia tendas para verificação de pressão, glicose e colesterol. Lá, também foi oferecido um espaço para ensinar técnicas de escovação dos dentes e aplicação de flúor. Os agentes do Sesc prestaram orientação nutricional e mediram o Índice de Massa Corporal do público.
Na abertura dos Jogos, os funcionários do Sesc ainda distribuíram cartilhas com orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e prestaram orientações para o controle de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Na ocasião, Allan Paulo, analista em saúde do Sesc RJ, contou que o principal objetivo das ações era reduzir a demanda por atendimentos hospitalares na Baixada Fluminense. "É um trabalho de educação e controle que surte efeito", destacou.
No Sesc Meriti, ainda houve atividades recreativas, como tiro com arco e flecha, oficina de grafite, badminton, minibasquete, slackline e guerra de cotonetes. O público também participou de sessões de alongamento e shiatsu. "O Sesc RJ está ao lado do DIA nesse projeto, pois os Jogos da Baixada, que contribuem para a saúde e a educação dos jovens da região, estão em consonância com a nossa missão", diz Fernando Silva, gerente de Lazer do Sesc RJ.