Natureza e história em uma só região

Entre a montanha e o mar, a Costa Verde é um destino muito procurado no Estado do Rio por oferecer vários atrativos de lazer

Por LUIZ ALMEIDA

Paraty
Paraty -

Rio - Um dos recantos mais bonitos do Estado do Rio, a Costa Verde é uma região que reúne diversas riquezas naturais e históricas em um só lugar. Formada pelas cidades de Itaguaí, Mangaratiba, Rio Claro, Angra dos Reis e Paraty, tem atrativos variados, com opções de lazer para agradar a todos. E, melhor de tudo, fica bem próxima ao município do Rio. Não por acaso, vale reunir família e amigos, pegar o carro e botar o pé na estrada.

Entre a montanha e o mar, a Costa Verde oferece roteiros em contato direto com a natureza. Em Itaguaí, vale visitar praias da Ilha da Madeira e Coroa Grande, além de fazer passeios de barco para conhecer melhor a região da bela Baía de Sepetiba. Caminhadas ecológicas também são uma boa pedida, com destaque para as cachoeiras Itimirim, Itinguçú e Bicão.

Não muito distante, Mangaratiba, que ainda preserva várias construções históricas. Entre elas, a igreja matriz de Nossa Senhora da Guia e o Solar do Barão de Sahy. O município, aliás, serviu de cenário para o filme 'Limite', clássico do cineasta Mário Peixoto, de 1930. A cidade ainda tem diversas cachoeiras e praias, além de atrações ecológicas Parque Estadual do Cunhambebe e Parque Municipal Pedra do Urubu.

Já em Rio Claro, uma dica é curtir passeios ecológicos e os esportes de aventura canoagem e rafting no Rio Piraí. Há ainda cachoeiras de fácil acesso da Laje e Cascata. A história se faz presente com o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, que abriga ruínas da antiga cidade de São João Marcos, uma das mais ricas do Ciclo do Café, no século XIX.

Na Ilha Grande, a Vila do Abraão é o ponto central e onde ficam lojas de artesanato, bares, restaurantes e pousadas - Divulgação

Marcos históricos são também alguns dos atrativos de Angra dos Reis. No Centro, vale conhecer o Convento São Bernardino de Sena e a Capela de São Francisco da Penitência. Há ainda a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora da Lapa nesta funciona o Museu de Arte Sacra.

Angra dos Reis ainda preserva várias cachoeiras e um passeio imperdível é conhecer a Baía de Angra de barco. Com águas cristalinas, abriga 365 ilhas, algumas bem movimentadas é o caso da Gipóia e Itanhangá. Outra dica é a Ilha Grande, com praias paradisíacas, como Lopes Mendes, recentemente considerada uma das 25 mais bonitas do Brasil. Na Vila do Abraão, o centro da ilha, farto comércio, com bares, restaurantes e pousadas.

Passeios de barco também são uma boa pedida para quem visita Paraty. E vale conhecer as badaladas praias Vermelha e da Lula, além das selvagens Martim de Sá, Grande da Deserta e o Saco do Mamanguá. Distante cerca de 30 quilômetros da cidade fica Trindade, vila que abriga as praias Brava, do Cepilho e do Meio, entre outras.

Vale também passear sem pressa pelas ruas do Centro Histórico, composto por prédios seculares, como as igrejas de Santa Rita (é onde funciona o Museu de Arte Sacra) e Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. No próprio Centro Histórico, aliás, ficam os principais bares, restaurantes, hotéis e pousadas.

Cidade virou sinônimo da bebida

Paraty é também conhecida como a terra da cachaça. Afinal, entre os séculos XVIII e XIX, a cidade chegou a ter mais de cem alambiques. Não à toa, a palavra parati consta dos dicionários como um dos sinônimos da bebida. E, para celebrar a branquinha, desde 1982, sempre em agosto, é realizado o Festival da Pinga.

Assim, quem vai a Paraty não pode deixar de conhecer um dos alambiques da cidade ou fazer um tour por todos eles há agências de turismo que realizam tais visitas. É imperdível conhecer os métodos de produção e um pouco da história da bebida. Entre os produtores, Engenho D'Ouro, Coqueiro, Corisco, Paratiana, Pedra Branca e Maré Cheia, além da artesanal Maria Izabel.

Galeria de Fotos

Paraty Divulgação
Cachoeira do Tobogã, em ParatyAd magnatectore nulpa doluptas sae ma dipieni ssusanis estiis ent pe velici Divulgação
Na Ilha Grande, a Vila do Abraão é o ponto central e onde ficam lojas de artesanato, bares, restaurantes e pousadas Divulgação
Em Paraty, uma dica é conhecer os diversos alambiques Ernesto Carriço/Arquivo O Dia

Comentários

Últimas de O Dia no Estado