A press�o que importa

Especialistas d�o dicas e apontam os riscos de rodar com os pneus do autom�vel sem a calibragem correta

Por O Dia

Apesar de ficarem sem uso, os estepes precisam ser checados pelos motoristas a cada dois meses
Apesar de ficarem sem uso, os estepes precisam ser checados pelos motoristas a cada dois meses - Reprodu��o

Os pneus s�o itens fundamentais para a seguran�a, conforto e o desempenho, mas nem sempre recebem o cuidado necess�rio por parte dos motoristas. Garantir a press�o adequada, calibrando sempre de acordo com o manual e periodicamente, � a primeira e mais importante manuten��o requerida. Entretanto, infelizmente, um em cada tr�s ve�culos em circula��o rodam com os pneus descalibrados. N�o por acaso, � preciso ficar bastante atento.

Quando as v�lvulas de seguran�a (biquinhos) e o assentamento das rodas, por exemplo, est�o em ordem, � normal que os pneus percam cerca de uma libra de press�o mensalmente. Mas se alguma coisa estiver desajustada, a perda pode ser ainda maior. "Rodar com dez libras a menos em cada pneu, por exemplo, far� o ve�culo consumir at� 12% a mais de combust�vel, o que equivale a desperdi�ar um tanque inteiro a cada oito abastecidos", explica Eliel Bartels, engenheiro do Centro de Tecnologia, Treinamento e Inova��o do Grupo DPaschoal.

Outro dado alarmante, divulgado pelo Departamento de Transporte dos Estados Unidos, indica que ve�culos que rodam com a press�o 25% abaixo do recomendado, t�m tr�s vezes mais chances de se envolverem em acidentes. "Essas poucas libras a menos podem afetar a dirigibilidade e a dist�ncia de frenagem, fatores que podem se agravar, por exemplo, em dias chuvosos ou numa pista ruim", alerta Bartels.

Segundo Danilo Vasconcelos, s�cio-fundador da Dinamicar Pneus, quando o pneu trabalha com a press�o abaixo do recomendado, tamb�m gera mais calor e se desgasta mais r�pido. Al�m do controle da calibragem, o profissional orienta que o dono do carro molhe com sab�o dilu�do em �gua os bicos dos aros para checar poss�veis vazamentos.

Evitar tais riscos, por sinal, � tarefa f�cil. Vasconcelos recomenda a verifica��o quinzenal da press�o das rodas, seja num centro automotivo ou oficina de confian�a. L� os profissionais ir�o verificar a exist�ncia de bolhas ou cortes nas laterais dos pneus. Vale ressaltar tamb�m a necessidade de n�o se esquecer do estepe. Mesmo fora de uso, o pneu reserva perde ar. Assim, conv�m calibrar a cada dois meses.

Tamb�m � importante atentar ao peso transportado no ve�culo no momento da calibragem, que pode influenciar na press�o necess�ria. Por �ltimo, n�o se esque�a de ajustar a press�o de ar quando as rodas estiverem relativamente frias, pois a quentura faz com que a borracha se expanda, levando os motoristas a verificarem uma press�o que nem sempre � a correta.

Galeria de Fotos

A calibragem correta dos pneus evita desgastes da banda de rodagem e tamb�m maior consumo de combust�vel Reprodu��o
Apesar de ficarem sem uso, os estepes precisam ser checados pelos motoristas a cada dois meses fotos Reprodu��o
Apesar de ficarem sem uso, os estepes precisam ser checados pelos motoristas a cada dois meses Reprodu��o

Coment�rios

�ltimas de Automania