� importante saber as regras

A companhia el�trica pode efetuar o corte com apenas uma conta em d�bito, desde que avise ao consumidor com 15 dias de anteced�ncia. Caso a empresa n�o mande o aviso, o corte ser� indevido

Por O Dia

Rio - A companhia elétrica pode efetuar o corte com apenas uma conta em débito, desde que avise ao consumidor com 15 dias de antecedência. Caso a empresa não mande o aviso, o corte será indevido e a empresa pode ser obrigada a pagar uma indenização ao consumidor, mesmo que a conta não tenha sido paga. Fique atento, pois o aviso de corte, muitas vezes, vem no rodapé da conta de energia. A empresa terá um prazo mínimo de 15 dias para efetuar o corte a partir do aviso prévio, mas só poderá efetuá-lo no prazo máximo de 90 dias, após o vencimento da conta.

Se passar esse prazo, não poderá mais cortar a luz e o débito só poderá ser cobrado na Justiça ou administrativamente. Para solicitar a religação, o consumidor deve pagar a conta em aberto o mais rápido possível e ligar para a companhia informando o pagamento. O prazo para a religação em área urbana é de 24 horas e para a área rural de 48 horas. Caso a energia elétrica não seja religada dentro do prazo, o consumidor poderá entrar com uma ação judicial pedindo uma indenização por danos morais.

 

Problema com a Tim

Fiz pagamento em duplicidade no m�s de outubro/2017 e um acordo para pagar durante 1 ano com desconto de R$10, s� que at� o momento n�o veio nenhum desconto. Em dezembro me cobraram R$89,90 e no m�s de janeiro R$64,90. N�o sei de onde tiraram esse valor.

Rodrigo dos Santos Cardoso,
Vila Isabel - RJ

A Tim informou que o consumidor est� isento da fatura com vencimento em 15/12/2017, uma vez que o valor pago em duplicidade n�o incidiu como cr�dito no m�s anterior. Referente ao desconto de R$10 mensais durante um ano, foi identificada uma falha no sistema que impediu a inser��o do mesmo.

Assessoria de Imprensa TIM.

Resolvido!

Mais uma vez agrade�o a voc�s pela rapidez em resolver nossos problemas. A Light, depois de nos "enrolar" durante alguns dias, s� resolveu o caso ap�s a interven��o de voc�s, reconhecendo o erro cometido por eles. Optei por cr�dito em conta e ficarei atenta. Qualquer coisa, recorro de novo ao Reclamar Adianta! Muito obrigada. Continuem esse maravilhoso trabalho em favor do consumidor.

Fulano de tal, cidade

Poda de �rvore

Desde setembro de 2015 tento junto a Comlurb a poda de uma �rvore em frente a Rua Dr. Heleno Brand�o em Vila Isabel. As ra�zes dessa �rvore est�o causando rachadas na cal�ada e no pr�dio.

Nei Fl�vio Graciliano, Vila Isabel, Rio de Janeiro

A Comlurb informa que o manejo do vegetal, localizado na Rua Dr. Heleno Brand�o, Vila Isabel, ser� colocado numa programa��o de poda. Quanto ao problema de rachaduras no im�vel, � necess�rio um laudo da Defesa Civil informando se h� risco de colapso estrutural.

Assessoria de Imprensa Comlurb.

PLANO MUDOU

Na virada do ano mudaram meu plano telef�nico. Minha fatura aumentou de pre�o, meu b�nus de R$5 desapareceu, minha internet diminuiu sem eu ser avisado. Estou me sentindo lesado e gostaria de uma posi��o da empresa a respeito disso tudo.

Daniel Ramos, Santa Cruz - RJ

A Tim informou que a fatura j� teve o seu valor corrigido. Ap�s an�lise do sistema, foi constatado que a internet do cliente est� funcionando normalmente. Em rela��o �s reclama��es � cerca do plano TIM Controle C Plus, o cliente est� ciente de que o mesmo n�o contempla liga��es a cobrar e nem b�nus de R$ 5 todo m�s.

Assessoria de Imprensa TIM.

D�VIDAS FREQUENTES

Alexandre - Divulga��o

Em tempos de crise � normal que os consumidores recorram a empr�stimos e financiamentos de v�rias modalidades. O advogado Alexandre Farelli orienta que se tenha cuidado na hora de contratar qualquer empr�stimo ou financiamento, principalmente os denominados consignados. "A referida modalidade consiste em descontar em folha, na grande maioria dos casos, de funcion�rios p�blicos (muitos pensionistas e aposentados), os valores referentes �s parcelas do financiamento contratado. No entanto, o que vem ocorrendo com frequ�ncia e, de forma alarmante, s�o alguns descontos jamais solicitados pelos consumidores, quase sempre idosos. Al�m de v�timas de juros abusivos e extorsivos, muitos consumidores est�o tendo enorme dor de cabe�a para provar que jamais contrataram determinado empr�stimo ou financiamento, cujas parcelas v�m sendo descontadas, indevidamente, em seus contracheques", informa. Sempre que o consumidor fizer qualquer negocia��o junto aos bancos ou institui��es financeiras, deve exigir a c�pia do documento ou do contrato, devidamente preenchido e assinado, incluindo cl�usulas, condi��es, valores e n�mero de parcelas, para que n�o ocorram surpresas desagrad�veis no futuro.

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