Paulo Parente Marques Mendes: a marca Brasil, a marca Rio de Janeiro

Apesar das restri��es que a ditadura militar impunha, at� mesmo � pr�tica do surfe nas praias, restringindo hor�rios, sempre tive orgulho de dizer: sou brasileiro e carioca. Futebol, surfe, viol�o e jiu-j�tsu foram naturalmente incorporados no meu dia a dia!

Por Paulo Parente Marques Mendes Advogado

Paulo Parente Marques Mendes
Advogado
Paulo Parente Marques Mendes Advogado - Divulga��o

Rio - Nascido e criado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente no Posto 5 de Copacabana e iniciado no surfe no Arpoador, no fim dos anos 70 e início dos anos 80, sempre fui um ardoroso defensor do tradicional espírito carioca de ser. Apesar das restrições que a ditadura militar impunha, até mesmo à prática do surfe nas praias, restringindo horários, sempre tive orgulho de dizer: sou brasileiro e carioca. Futebol, surfe, violão e jiu-jítsu foram naturalmente incorporados no meu dia a dia! Após a formatura em uma faculdade em Ipanema, o convite para participar de intercâmbio cultural entre surfistas cariocas e franceses, em 1986, abriu as portas para conhecer outras culturas.

De volta ao Brasil, deu-se início à árdua, mas instigante e desafiadora tarefa de abrir com amigos um escritório na área de propriedade intelectual e a vontade cada vez maior de mostrar ao mundo a importância da marca Brasil e da marca Rio de Janeiro! Passados 30 anos, defendendo interesses e direitos de empresas nacionais e estrangeiras e viajando para participar de congressos e seminários em diversos países, é com profunda tristeza que vejo a nossa marca perdendo sua força. Para os especialistas em branding, a imagem ou a 'marca-país' no exterior é fundamental para atrair investimentos em todos os setores da economia. Os recentes acontecimentos políticos e, porque não dizer, institucionais abalaram a imagem e a marca Brasil e, principalmente, da nossa Cidade Maravilhosa.

É uma pena notar a quantidade de pessoas de bem que decidiram deixar o nosso país, a nossa cidade, para se aventurar em outras, em tese, 'melhores' para se viver. Apesar de respeitar tais decisões, continuo a acreditar no país, no Rio, na capacidade de recuperação da nossa autoestima e do nosso orgulho. Não que os outros estados não tenham a mesma importância ou destaque, mas, sinceramente, não há como negar que o Rio de Janeiro continua lindo e o cartão de visita do nosso Brasil. O país e o Rio de Janeiro estão sendo passados a limpo. Não foram poucas as vezes que escutei de profissionais de outros países que, de todas as cidades que já haviam visitado, o Rio de Janeiro é, sem dúvidas, a mais linda. Nós como cariocas e brasileiros, temos que ajudar nessa recuperação, lutando para um país sem corrupção, seguindo pelos princípios democráticos de direito, lutando pela legalidade e pela proteção à propriedade intelectual e contra a pirataria.

O país perde bilhões em todos os setores por conta da pirataria. Somente em 2016 foram R$ 130 bilhões. Campanhas educacionais devem ser continuadas. Temos empresários nacionais inovadores e criativos, com marcas conhecidas internacionalmente. Os crimes contra a propriedade intelectual não podem ser tratados como de menor potencial ofensivo, pois podem representar muito em termos de imagem e valor, não apenas para os seus titulares, mas para o nosso país. Apesar de todas as dificuldades e da tristeza de ver alguns desistirem, continuo a acreditar nas instituições, no Brasil, no Rio de Janeiro e, por isso continuo a bater no peito e dizer: orgulho de ser Brasileiro e Carioca! Em 2018, vamos mudar e melhorar o país com a nossa maior arma: o voto! A marca Brasil e a marca Rio de Janeiro continuarão fortes, dependendo da atitude de cada um de nós!

Paulo Parente Marques Mendes é advogado

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