Dicas para fazer uma compra segura
Por O Dia
Para evitar que o consumidor tenha dores de cabeça com o produto ou serviço adquirido na Black Friday, há sites que fazem comparações de preços, o que ajuda a não cair em armadilhas de preços camuflados, como o portal www.blackfriday.com.br. Além disso, a empresa de soluções digitais Proxy Media criou o "Black Friday de Verdade" com a proposta de oferecer descontos reais.
"As marcas assinaram um compromisso para seguir os termos do órgão de defesa do consumidor e oferecer compra vantajosa e segura", explica Francisco Cantão, sócio da Proxy Media.
Certifique-se que a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente são iniciadas por https:// e o cadeado está ativado. "Isso demonstra que é um ambiente web seguro para a troca de informações", ressalta a advogada Luciana Cruz.
Ao receber e-mail com promoção, verifique o endereço eletrônico para se certificar se a empresa é conhecida. Se houver erros gramaticais na mensagem ou links duvidosos é sinal para ficar alerta. Caso tenha dúvida, entre no site separadamente - sem ser pelo link enviado.
"Muitas fraudes ocorrem na hora do pagamento. Lojas que apenas aceitam transferência bancária ou boleto tornam-se suspeitas, pois essas modalidades não oferecem uma possibilidade de estorno posterior. Ao usar o cartão de crédito, as administradoras possuem maior poder de ação", afirma Paulo Simões.