É o Brasil em terras portuguesas
Atleta de Japeri de apenas 15 anos vai disputar a categoria leve de jiu-jitsu no sábado, em Lisboa
Por O Dia
Representante da cidade de Japeri, a atleta Júlia Bento Bastos, de 15 anos, será o Brasil na cidade de Lisboa, em Portugal. Ela vai disputar o campeonato europeu de jiu-jitsu, o International Brazilian Jiu Jitsu Federation, que será realizado de quarta-feira a sábado. A jovem vai disputar a categoria leve (até 56 kg) no último dia da competição.
"Será um campeonato bem difícil, muito disputado, mas vou dar o meu melhor. Estou confiante no título internacional. Me preparei bem e vou em busca de um sonho", afirmou Júlia, que em maio do ano passado conquistou o campeonato estadual de jiu-jitsu na categoria infantojuvenil, na Tijuca.
Júlia é moradora do bairro Jardim Santa Branca, em Engenheiro Pedreira. No currículo, a atleta já tem nove medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze. Todas conquistadas ao longo da carreira que iniciou há um ano e sete meses. Além das medalhas, ela foi ainda vice-campeã brasileira.
Quem também está ansiosa e na torcida pela competição na Europa é a mãe dela, Debora Bento, 32. "Sempre a incentivei nesse esporte. A relação da minha filha com o jiu- jitsu foi amor à primeira vista. O meu coração está pequeno só de saber que ela vai viajar sozinha para Portugal. Faremos uma grande festa em Japeri no dia do torneio. A Júlia vai voltar à cidade com a medalha. Estamos confiantes".
Se depender do esforço da menina, ela vai trazer na mala mais um título. Júlia tem treinado três vezes ao dia. Seu professor de jiu-jitsu, Vinicius Fonseca, espera um bom desempenho da atleta durante a competição em Lisboa. Ele disse ainda que a jovem é bastante aplicada nos treinos.
"Ela tem uma dedicação pelo esporte que impressiona. A Júlia é uma prova de que nossa cidade tem atleta de nível. Nossa atleta está preparada para esse torneio", garantiu o treinador.
Se depender da torcida, esse título virá para Japeri. A Baixada Fluminense está com a Júlia!