Mais de 1.200 pessoas conseguiram benefício do INSS sem sair de casa

Primeiro dia de atendimento da ampliação do portal Meu INSS correu sem grandes transtornos

Por MARTHA IMENES

INSS espera desafogar agências com modelo digital
INSS espera desafogar agências com modelo digital -

O primeiro dia de operação da ampliação dos serviços do Meu INSS, que agora oferece aposentadorias urbanas e salário-maternidade pela internet, correu sem muitos transtornos. Com isso, 1.200 pessoas que cumpriram os requisitos necessários para aposentar e 108 que pediram o salário-maternidade em todo país tiveram os benefícios concedidos, segundo informações do próprio INSS.

Vale lembrar que para ter acesso aos serviços, o trabalhador tem que cadastrar login e senha no site www.inss.gov.br, além de estar com todos os dados atualizados no instituto. Para fazer o cadastro é preciso digitar CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado onde nasceu. Algumas perguntas serão feitas para confirmar a identidade do usuário. Ao respondê-las corretamente será gerado código de acesso provisório para que o trabalhador acesse a página. Com esse código, o segurado deve cadastrar login e senha.

Ao acessar o endereço eletrônico do INSS, o segurado deve procurar abaixo do ícone "Serviços", que fica do lado esquerdo da página, o Meu INSS. Ao clicar nesse item, abrirá uma nova aba onde os serviços oferecidos pela internet podem ser acessados.

Ao entrar no serviço desejado, se o segurado já tiver atingido os requisitos necessários será aposentado automaticamente. No caso de inconsistência nos dados, o segurado que deu entrada na aposentadoria por idade receberá um número de protocolo e poderá acompanhar o pedido pela internet. Já quem pediu a aposentadoria por tempo de contribuição e o cadastro não está atualizado, será encaminhado à um posto de atendimento. De acordo com a autarquia, o atendimento para esta modalidade será híbrido. Ou seja, funcionará pela internet e na agência da Previdência. A autarquia alerta ainda que o trabalhador que encontrar dificuldade em acessar a internet, pode fazer a solicitação pela Central de Atendimento 135.

MENOS ATENDIMENTO ESPONTÂNEO

Com mais de sete milhões de usuários cadastrados, o Meu INSS pode ser acessado por computador ou celular. E, a partir do dia 24, vários serviços que antes eram feitos por atendimento espontâneo, ou seja, sem precisar de agendamento, serão feitos com dia e horário marcados, bastando confirmar a marcação pelo Meu INSS ou pelo 135.

Ao acessar a página www.inss.gov.br, o segurado deve clicar no ícone "Serviços" ao lado esquerdo da página. Em seguida, em "Agendamento". Após abrirá uma aba em que vai aparecer um quadrado amarelo, basta clicar nele e em seguida escolher o tipo de serviço que deseja marcar no INSS.

 

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INSS espera desafogar agências com modelo digital Marcelo Camargo / Agência Brasil

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