Novos hábitos dos compradores de imóveis

Pessoas interessadas em comprar imóvel estão mais seletivas. Construtoras registram que vendas pela internet já alcançam mais da metade do total de vendas

Por Marina Cardoso

Perfil dos compradores atuais de imóveis
Perfil dos compradores atuais de imóveis -

Com a popularização de aplicativos e sites especializados na compra e venda de imóveis, os clientes têm encontrado, em ambiente virtual, acesso ilimitado a informações sobre o setor. Uma das consequências é a mudança de comportamento do consumidor, que está mais criterioso na hora de escolher a casa própria ou o imóvel que pretende alugar. Atualmente, pelo menos metade do total de vendas das construtoras é feita pela internet, segundo dados das empresas.

As ferramentas possibilitam aos interessados escolher seus imóveis de uma forma diferente. Com o aumento da qualidade das fotos e vídeos, além da alternativa de ver o empreendimento em realidade virtual, os consumidores podem conferir as características do imóvel antes mesmo de visitá-lo.

"O consumidor está em várias plataformas, por isso busca informações de todos os lados. Os clientes esperam ser bem atendidos com muita agilidade em todas elas. A mudança é geral. Hoje é tudo mais instantâneo e nós nos adequamos a essas mudanças", diz Rodrigo Resende, diretor de Marketing, Comunicação e Vendas da MRV Engenharia.

Pensando no conforto e na agilidade na busca de imóveis, as construtoras e imobiliárias também começaram a investir na criação de aplicativos. A Apsa lançou uma ferramenta para ajudar os consumidores, para venda e locação de imóveis. "O aplicativo veio suprir as necessidades desse consumidor mais seletivo", explica o gerente-geral de locação e compra & venda da Apsa, Giovani Oliveira.

Na Apsa, mais de 70% dos atendimentos tem como marco inicial uma consulta pela internet. Em locação, alguns negócios são fechados com 100% do processo feito de forma remota. Já na MRV Engenharia, as vendas através da internet representam 50% do total das vendas. "Os consumidores estão, cada vez mais, conectados e buscam facilidade na hora da aquisição de um bem seja ele durável ou não", complementa o diretor de marketing da MRV.

Serviços oferecidos pelas empresas

A OLX serve como uma mediadora entre as partes envolvidas na negociação e apresenta informações básicas sobre os imóveis. Já a plataforma Storia Imóveis vai além. Nela, o usuário pode encontrar informações como infraestrutura do bairro, perfil demográfico da vizinhança, comparativo do preço do imóvel em relação à média do bairro, histórico de valorização do m² do imóvel e ranking de escolas e universidades da região. Esta última análise é feita com base nas notas do Enem e do Inep-MEC.

Outra novidade do mercado é o tour em 3D, que é oferecido pela construtora Direcional para os empreendimentos Reserva Natura Camorim, Conquista Tomás Coelho e Conquista Itaboraí.

No sistema, disponibilizado pela empresa em feirões de imóveis, é possível circular pela sala, quartos, cozinha e banheiro de forma virtual. Para tanto, os clientes utilizam óculos especiais.

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Em aplicativos e sites especializados na compra e venda de imóveis, clientes conferem fotos e vídeos em alta resolução Divulgação
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Construção Agência Brasil

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