Novos h�bitos dos compradores de im�veis

Pessoas interessadas em comprar im�vel est�o mais seletivas. Construtoras registram que vendas pela internet j� alcan�am mais da metade do total de vendas

Por Marina Cardoso

Perfil dos compradores atuais de im�veis
Perfil dos compradores atuais de im�veis -

Com a popularização de aplicativos e sites especializados na compra e venda de imóveis, os clientes têm encontrado, em ambiente virtual, acesso ilimitado a informações sobre o setor. Uma das consequências é a mudança de comportamento do consumidor, que está mais criterioso na hora de escolher a casa própria ou o imóvel que pretende alugar. Atualmente, pelo menos metade do total de vendas das construtoras é feita pela internet, segundo dados das empresas.

As ferramentas possibilitam aos interessados escolher seus imóveis de uma forma diferente. Com o aumento da qualidade das fotos e vídeos, além da alternativa de ver o empreendimento em realidade virtual, os consumidores podem conferir as características do imóvel antes mesmo de visitá-lo.

"O consumidor está em várias plataformas, por isso busca informações de todos os lados. Os clientes esperam ser bem atendidos com muita agilidade em todas elas. A mudança é geral. Hoje é tudo mais instantâneo e nós nos adequamos a essas mudanças", diz Rodrigo Resende, diretor de Marketing, Comunicação e Vendas da MRV Engenharia.

Pensando no conforto e na agilidade na busca de imóveis, as construtoras e imobiliárias também começaram a investir na criação de aplicativos. A Apsa lançou uma ferramenta para ajudar os consumidores, para venda e locação de imóveis. "O aplicativo veio suprir as necessidades desse consumidor mais seletivo", explica o gerente-geral de locação e compra & venda da Apsa, Giovani Oliveira.

Na Apsa, mais de 70% dos atendimentos tem como marco inicial uma consulta pela internet. Em locação, alguns negócios são fechados com 100% do processo feito de forma remota. Já na MRV Engenharia, as vendas através da internet representam 50% do total das vendas. "Os consumidores estão, cada vez mais, conectados e buscam facilidade na hora da aquisição de um bem seja ele durável ou não", complementa o diretor de marketing da MRV.

Servi�os oferecidos pelas empresas

A OLX serve como uma mediadora entre as partes envolvidas na negocia��o e apresenta informa��es b�sicas sobre os im�veis. J� a plataforma Storia Im�veis vai al�m. Nela, o usu�rio pode encontrar informa��es como infraestrutura do bairro, perfil demogr�fico da vizinhan�a, comparativo do pre�o do im�vel em rela��o � m�dia do bairro, hist�rico de valoriza��o do m� do im�vel e ranking de escolas e universidades da regi�o. Esta �ltima an�lise � feita com base nas notas do Enem e do Inep-MEC.

Outra novidade do mercado � o tour em 3D, que � oferecido pela construtora Direcional para os empreendimentos Reserva Natura Camorim, Conquista Tom�s Coelho e Conquista Itabora�.

No sistema, disponibilizado pela empresa em feir�es de im�veis, � poss�vel circular pela sala, quartos, cozinha e banheiro de forma virtual. Para tanto, os clientes utilizam �culos especiais.

Galeria de Fotos

Perfil dos compradores atuais de im�veis fotos Divulga��o
Em aplicativos e sites especializados na compra e venda de im�veis, clientes conferem fotos e v�deos em alta resolu��o Divulga��o
Novos h�bitos dos compradores de im�veis Divulga��o
Constru��o Ag�ncia Brasil

Coment�rios

�ltimas de Im�veis e Casa