Com a popularização de aplicativos e sites especializados na compra e venda de imóveis, os clientes têm encontrado, em ambiente virtual, acesso ilimitado a informações sobre o setor. Uma das consequências é a mudança de comportamento do consumidor, que está mais criterioso na hora de escolher a casa própria ou o imóvel que pretende alugar. Atualmente, pelo menos metade do total de vendas das construtoras é feita pela internet, segundo dados das empresas.
As ferramentas possibilitam aos interessados escolher seus imóveis de uma forma diferente. Com o aumento da qualidade das fotos e vídeos, além da alternativa de ver o empreendimento em realidade virtual, os consumidores podem conferir as características do imóvel antes mesmo de visitá-lo.
"O consumidor está em várias plataformas, por isso busca informações de todos os lados. Os clientes esperam ser bem atendidos com muita agilidade em todas elas. A mudança é geral. Hoje é tudo mais instantâneo e nós nos adequamos a essas mudanças", diz Rodrigo Resende, diretor de Marketing, Comunicação e Vendas da MRV Engenharia.
Pensando no conforto e na agilidade na busca de imóveis, as construtoras e imobiliárias também começaram a investir na criação de aplicativos. A Apsa lançou uma ferramenta para ajudar os consumidores, para venda e locação de imóveis. "O aplicativo veio suprir as necessidades desse consumidor mais seletivo", explica o gerente-geral de locação e compra & venda da Apsa, Giovani Oliveira.
Na Apsa, mais de 70% dos atendimentos tem como marco inicial uma consulta pela internet. Em locação, alguns negócios são fechados com 100% do processo feito de forma remota. Já na MRV Engenharia, as vendas através da internet representam 50% do total das vendas. "Os consumidores estão, cada vez mais, conectados e buscam facilidade na hora da aquisição de um bem seja ele durável ou não", complementa o diretor de marketing da MRV.