Quem está pensando em decorar a casa tem que pensar bastante no tipo de acabamento deve utilizar para os móveis. De acordo com especialista, para pisos, o mais indicado é o uso de granito, devido à resistência. Já para os revestimentos, todos materiais da área são indicados.
"Para áreas internas e secas, a melhor indicação são os lustrados, enquanto que para áreas externas e molhadas aconselho os naturais. Na cozinha e banheiro, o morador deve evitar o uso de mármores, pois são mais porosos e absorvem produtos de limpeza e cosméticos, e acaba manchando", explica o arquiteto Fabiano Vitória, da Dezenove Arquitetura.
ORIENTAÇÃO PARA USO
Uma dica é sempre aplicar um impermeabilizante. Existem vários no mercado que não alteram as características do mármore ou do granito. Na hora da colocação do material, a pessoa deve ficar atenta para alguns cuidados. É necessário sempre usar argamassa branca para pedras claras e argamassa cinza para as escuras, não utilizar produtos de limpeza agressivos, somente detergente neutro, e evitar uso excessivo de pedras no ambiente, para não deixá-lo pesado.
"Para ambientes pequenos, como banheiros e lavabos, utilize pedras claras. Já na cozinha, podem ser claras ou escuras, mas cuidado com a harmonização com os revestimentos e marcenaria", esclarece o arquiteto da Dezenove Arquitetura.
De acordo com a Marmoraria Dutra 1, está em alta no mercado pedras industrializadas, como silestone, nanoglass e branco prime, que podem ser aplicados em bancadas de cozinhas, lavatórios, revestimentos, forrações e fachadas. "É possível encontrar vários materiais para serem utilizados em todos ambientes da casa, que conseguem fazer qualquer tipo de acabamento".