Rio - Nesta terça e quarta-feira, das 8h às 16h, a Secretaria estadual de Saúde realiza a primeira edição da Semana da Saúde na Baixada Fluminense. O evento vai acontecer na Praça Rui Barbosa, no Centro de Nova Iguaçu. Além de doar sangue e ajudar a salvar vidas, quem passar pelo local terá acesso a serviços gratuitos para a prevenção em saúde.
Dentre eles, estão a realização de exames de mamografia, consultas com urologistas e exames de PSA para os homens. Além disso, na terça, o Detran irá oferecer serviços de identificação civil, com emissão de carteira de identidade. A mobilização terá ainda apresentações de Xande de Pilares, da escola de samba Beija-Flor e da banda do Corpo dos Bombeiros.
"Estamos levando a Semana da Saúde para Nova Iguaçu, coração da Baixada Fluminense, região que precisa de ações como essa. Estamos colocando nossa força de trabalho e contamos também com parceiros importantes que vão nos ajudar a oferecer serviços gratuitos e de qualidade para Nova Iguaçu e toda a Baixada", destaca o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
Serviços
Na Semana da Saúde em Nova Iguaçu serão oferecidos serviços voltados para a prevenção do câncer de próstata (consultas com urologistas e exames de PSA para os homens), exames de mamografia para pacientes com pedido médico, teste rápido de glicose, hepatites B e C, aferição de pressão, vacinação contra a febre amarela, balança de bioimpedância, atendimento odontológico, encaminhamento para exames de ultrassonografia e ecocardiograma, além de teste alérgico.
Para os serviços de saúde do homem, mamografia e Detran haverá distribuição de senhas.
A participação do Detran irá acontecer somente na terça, de 8h às 15h. A população poderá solicitar a emissão de 1ª e 2ª vias de documentos de identificação, com isenção da taxa do Duda. Para estes serviços serão distribuídas 300 senhas.
O Hemorio terá um posto de coleta de sangue montado durante os dois dias de evento. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto.
Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável.
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.