Pintor homenageia Marechal, morador da Rocinha morto em tiroteio

Idoso de 70 anos foi atingido no rosto por uma bala perdida

Por O Dia

Pintor homenageou 'Seu Marechal', morto em tiroteio na Rocinha
Pintor homenageou 'Seu Marechal', morto em tiroteio na Rocinha -

Rio - Ligado à causas sociais, o artista plástico Marcondes Rocco homenageou nesta semana o morador da Rocinha Antônio Ferreira da Silva, o Seu Marechal, morto durante um confronto entre policiais e traficantes. O idoso de 70 anos foi atingido no rosto por uma bala perdida na quarta-feira da semana passada. Na pintura, Marcondes o retratou entre as nuvens, como em um paraíso.

"A minha ideia foi retratá-lo como um anjo, simbolizando o céu. Entreguei ontem a obra para o filho dele, Eliseu Mendes, que se emocionou. Marechal teve o grande gesto de ajudar um soldado, então quero mostrar para a Polícia Militar que nem todo mundo que mora em comunidade é bandido", explicou o pintor, que é morador do Morro do Conceito, em São João de Meriti, e dá aulas de arte gratuitas no local.

No mesmo tiroteio, foi morto o policial Felipe Santos Mesquita, atingido por quatro tiros. Nas redes sociais, circulam informações de que Marechal, que trabalhava fazendo reparos em eletrodomésticos, teria tentado proteger o PM baleado e ainda devolveu o fuzil dele aos outros militares. A Delegacia de Homicídios investiga o caso.

"A atitude do Marechal mostra um momento ideal para acabar com essa divisão entre a polícia e os moradores. Ser feliz no Rio de Janeiro é difícil, mas tento fazer a minha parte. A arte salva", completou Marcondes, que também retratou em um quadro para o Museu da Maré a vereadora assassinada do PSOL, Marielle Franco, e está concorrendo a seu primeiro concurso internacional em Luxemburgo. 

Reportagem da estagiária Luana Dandara, sob supervisão de Cláudio Souza

Galeria de Fotos

Pintor homenageou 'Seu Marechal', morto em tiroteio na Rocinha Reprodução
Artista também retratou a vereadora Marielle Franco, assassinada no Estácio Reprodução

Últimas de Rio de Janeiro