Veleiros passam hoje pela orla

Regata com embarcações de 11 países segue para o Uruguai. Em julho, haverá parada em Curaçao

Por ASSINATURA REPÓRTER ??????

O Cisne Branco, veleiro da Marinha do Brasil, participa do evento 'Velas Latinoamérica 2018'
O Cisne Branco, veleiro da Marinha do Brasil, participa do evento 'Velas Latinoamérica 2018' -

Os cariocas que forem hoje à praia vão assistir ao desfile dos grandes veleiros estrangeiros que chegaram ao Rio, no último domingo, e partem em direção a Montevidéu, no Uruguai. As grandes embarcações, que vão passar pela orla das praias das zonas Sul e Oeste, fazem parte da regata 'Velas Latinoamérica 2018'. O evento diplomático, que busca estreitar relações entre as Marinhas dos 11 países participantes, terá este ano uma parada inédita na ilha de Curaçao, cuja delegação visitou o jornal O DIA na última quarta-feira.

No Rio, onde teve início a regata, os veleiros atracaram no Píer Mauá e ficaram abertos a visitação pública. O mesmo vai acontecer nos principais portos dos países participantes. Em Curaçao, a regata chega no dia 15 de julho, quando acontece a final da Copa do Mundo da Rússia, e permanece até o dia 18.

"Preparamos um grande evento cultural para os quatro dias, com bandas de música por todos os lados e atrações para toda a família. Na praça principal, todos vão se reunir para assistir à final da Copa, e depois comemorar nos veleiros. Teremos helicópteros e aviões voando baixo", antecipa Lourdes Marchena, presidente da Curaçao Sail Foundation, entidade que cuida da memória do patrimônio náutico da ilha.

No Rio para acompanhar a primeira etapa da regata, a comitiva de Curaçao informou que o número de turistas brasileiros que visitam a ilha caribenha não para de crescer. No ano passado, Curaçao recebeu 14.181 turistas do país. "Foi um aumento de 30% em relação a 2016. Uma vez em Curaçao, as pessoas querem voltar, pois o clima acolhedor da ilha entra pela pele e não sai mais. Os brasileiros se identificam muito", disse Jiwan Gonesh, da Curaçao Sail Foundation.

Participam da regata veleiros do Brasil, Argentina, Portugal, Chile, Equador, Espanha, Colômbia, Peru, Uruguai, México e Venezuela.

Galeria de Fotos

O Cisne Branco, veleiro da Marinha do Brasil, participa do evento 'Velas Latinoamérica 2018' Reprodução/Tenente Mariana Granja
As embarcações chegam à baía de Curaçao no dia 15 julho. Programação terá uma série de atrações Divulgação
Comitiva de Curaçao visita 'O DIA' durante passagem pelo Rio Márcio Mercante

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro