Corpo de Bombeiros promove atividade para 150 autistas na Zona Norte

Evento "Bombeiro por um dia" aconteceu neste sábado em Guadalupe

Por O Dia

Crianças participaram do evento
Crianças participaram do evento "Bombeiro por um dia" neste sábado, em Guadalupe -

Rio - O Corpo de Bombeiros Militar do Rio realizou, neste sábado, uma festa especial para 150 crianças e adultos autistas. A corporação abriu as portas do Complexo de Ensino Coronel Sarmento, em Guadalupe, na Zona Norte, para uma manhã de atividades lúdicas e supervisionadas, em parceria com a ONG Mundo Azul.

Pelo terceiro ano consecutivo, o evento "Bombeiro por um dia" promoveu oficinas com cães, demonstrações de materiais operacionais, muro de escalada, pista de cordas, plano inclinado e um minissimulado na torre, com direito a rapel. Pais e responsáveis também receberam orientações sobre o transtorno.

"Nós acreditamos na inclusão social como forma de elevar a qualidade de vida dos autistas. É uma grande honra dividir com este grupo um pouco das aventuras e dos desafios que nossos militares vivenciam em sua rotina. Todos os bombeiros que participam desse dia são unânimes: é muito gratificante ver o sorriso dessas crianças!", afirmou o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio, coronel Roberto Robadey.

Pela primeira vez na festa, Lucia Cristina da Silva não conseguia esconder a emoção. Ela levou o seu filho, Davi da Silva, de 8 anos, com o objetivo de estimular a interação do menino com outras crianças.

"Este evento é único. Muito importante para a garotada ter contato com novidades. Tudo está muito bem organizado, atendendo com foco o público autista", elogiou.

Quem também não poupou agradecimentos ao Corpo de Bombeiros foi a mamãe Aline de Andrade, que acompanhou seu filho Gabriel, de 10 anos.

"Nós não conseguimos vir nas outras edições e estamos muito felizes por estar aqui desta vez. Vai ser um dia para ficar na memória. Um trabalho de inclusão como este merece nota 10", disse.

A pedagoga aposentada Eliane Duarte contou que, quando soube do projeto pela escola do filho, correu para inscrever o Guilherme Cohen, de 13 anos.

"Estou encantada. Isto aqui é um momento de desenvolvimento. São atividades recreativas, e ao mesmo, educativas. Que venham mais oportunidades como esta e estaremos presentes sempre que possível", comemorou.

Uma das responsáveis pela ONG Mundo Azul, Denise Fonseca, diz que o Corpo de Bombeiros não poderia ser melhor parceiro.

"Nós trabalhamos pela conscientização da população sobre o autismo. Nossa luta é pelo acolhimento das famílias e pelo direito dos autistas. Todos aqui estão muito alegres. É fácil ver no rosto de cada participante como a figura do bombeiro herói está presente no imaginário. O evento renova esperança, estimula o desenvolvimento, agrega valores e promove o relacionamento entre as pessoas".

O projeto, organizado pelo Estado-Maior Geral, contou com a participação de bombeiros do Complexo de Ensino Coronel Sarmento (CECS), do Museu Histórico, do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS-Barra), do Grupamento de Socorro Florestal (GSFMA), do Centro de Instrução Especializada de Bombeiros (CIEB), da Diretoria de Assistência Social (DAS) e da Diretoria de Instrução (DI), e com apoio da Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (Fabom).

Galeria de Fotos

Crianças participaram do evento "Bombeiro por um dia" neste sábado, em Guadalupe Divulgação
Crianças participaram do evento "Bombeiro por um dia" neste sábado, em Guadalupe Divulgação
Crianças participaram do evento "Bombeiro por um dia" neste sábado, em Guadalupe Divulgação

Últimas de Rio de Janeiro