Rio - A Prefeitura do Rio lançou, na última semana, o Plano de Cirurgias de Catarata para a rede municipal de Saúde. O objetivo principal é fazer 2.034 cirurgias a mais do que o número atual, totalizando 3.104 procedimentos por mês. Hoje, o paciente precisa esperar, em média, 300 dias até a primeira consulta.
"É um procedimento seguro, que tem alto impacto na qualidade de vida da população. Com as cirurgias, a gente vai conseguir que as pessoas tenham de volta sua visão e voltem a ler, a viver com qualidade", disse o secretário municipal de Saúde, Marco Antônio de Mattos.
O mutirão tem previsão para começar no próximo dia 14, e a duração será de cinco meses. De acordo com a Secretaria de Saúde, o investimento é de R$ 15 milhões. Atualmente, mais de 15 mil pessoas aguardam o procedimento, segundo os dados da Subsecretaria de Regulação.
Beneficiados
Com a nova proposta, cinco clínicas particulares que já oferecem o serviço contratualizadas pela Secretaria Municipal de Saúde aumentarão sua produção. Ainda segundo a pasta, serão contemplados aqueles pacientes que deram entrada no Sistema de regulação (Sisreg) até o dia 18 de março.