Mais seguros

Virtus, Onix e Prisma tiveram bons resultados em testes da Latin NCAP. O �rg�o � o respons�vel pela classifica��o de seguran�a em ve�culos na Am�rica Latina

Por O Dia

Chevrolet Onix e Prisma gera��o 2018
Chevrolet Onix e Prisma gera��o 2018 - fotos divulga��o

Virtus, o lan�amento da Volkswagen, foi testado pela Latin NCAP, �rg�o respons�vel pela classifica��o de seguran�a de ve�culos na Am�rica Latina. E teve seu resultado divulgado nesta semana. Com a expectativa alta, gra�as � classifica��o conquistada pelo Polo, o modelo fez bonito e recebeu cinco estrelas. Outros destaques da �ltima leva de testes foram os Chevrolet Onix e Prisma, que melhoraram o ruim resultado do ano passado, conquistando tr�s estrelas.

Os testes para adultos e crian�as incluem an�lise de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deform�vel descentrada (40%), impacto lateral contra uma barreira deform�vel montada em um tren� a 50 km/h contra o ve�culo e impacto lateral contra um poste, quando o ve�culo � lan�ado lateralmente a 29 km/h. A classifica��o da prote��o infantil � oferecida por uma avalia��o do comportamento din�mico dos sistemas de reten��o infantil, as chamadas 'cadeirinhas', nos testes frontal e lateral, al�m da facilidade e seguran�a na instala��o desses dispositivos.

Virtus

De um total de 35 pontos de seguran�a poss�veis nos testes para adultos, o VW Virtus ganhou 32.56 pontos. Para crian�as, o modelo conquistou 43 de 49 pontos. O teste que mostra a qualidade de engenharia empregada e seguran�a � o de colis�o lateral e frontal. Nessas simula��es, o modelo conquistou 15.88 pontos de um total de 16 para adultos. Na avalia��o para crian�as, marcou 22 de 24 na pontua��o m�xima.

Cotado pelo �rg�o de testes como o sed� mais seguro do pa�s, o Virtus tamb�m ganhou pr�mio Advanced Award, por atender aos crit�rios de prote��o a pedestres. A avalia��o � feita com base em testes que simulam situa��es de acidentes. As checagens s�o feitas de acordo com padr�es estabelecidos pela legisla��o europeia, que avaliam as les�es em diferentes partes do corpo em zonas da frente do ve�culo.

"A classifica��o m�xima tamb�m para o Virtus comprova a alta tecnologia aplicada na estrutura do carro. Utilizamos a�os de alta e ultra-alta resist�ncia, al�m dos a�os conformados a quente, para aumentar a rigidez estrutural e a seguran�a. Al�m disso, o Virtus foi projetado para que, em caso de acidentes envolvendo pedestres, as les�es sejam minimizadas de maneira bastante significativa", afirma Ant�nio Carnielli Jr., gerente executivo de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil.

Onix e Prisma

O Onix, o carro mais vendido do Brasil, e o Prisma, da Chevrolet, receberam refor�os estruturais e conseguiram melhorar o resultado nos testes. Al�m das mudan�as em metais, os dois carros agora s�o equipados com isofix para fixa��o de cadeirinhas infantis.

No teste, os dois modelos melhoraram. Mas ainda t�m defici�ncias. Conforme o pr�prio relat�rio, a prote��o � fraca para o peito e joelhos dos adultos que v�o na frente no impacto frontal. Tamb�m pesa negativamente a aus�ncia do cinto de tr�s pontas para todos os tr�s passageiros que viajam atr�s. O �rg�o aponta outra defici�ncia dos modelos: a aus�ncia do Controle Eletr�nico de Estabilidade como equipamento padr�o. O sistema n�o est� dispon�vel em nenhuma vers�o do ve�culo.

Os testes simulam acidentes, mas ainda n�o s�o obrigat�rios para carros no pa�s. A verifica��o s� ser� obrigat�ria em 2020 para modelos novos. E em 2023 para carros zero quil�metros.

Galeria de Fotos

Tanto o Onix, quanto o Prisma tinham recebido nota zero nos �ltimos testes, realizados no ano passado divulga��o
Os testes de colis�o possuem velocidades variadas. A m�xima registrada � no teste de colis�o frontal a 60 km/h divulga��o
Volkswagen Virtus divulga��o
Chevrolet Onix e Prisma gera��o 2018 fotos divulga��o

Coment�rios

�ltimas de Automania