Parque do Outeiro da Glória é reaberto
O parque funcionará de terça a domingo, de 9h às 17h
Por O Dia
Rio - Moradores da Glória e região agora têm mais uma opção de lazer: ontem foi reaberto o Parque Municipal do Outeiro da Glória. No local, que estava fechado há mais de dois anos, os visitantes poderão conhecer o Eco Museu Carioca, que terá exposições ao ar livre, oficinas com o ensino do uso de bambu, eventos de música e danças de graça, entre outras atividades. Outra atração que vai ocorrer em breve no espaço, que foi idealizado pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa e o paisagista Roberto Burle Marx em 1939, é a instalação do primeiro relógio de flores movido a energia solar no Município do Rio.
O parque funcionará de terça a domingo, de 9h às 17h. Chegar ao local é bem fácil, ele fica na Rua do Russel 90, próximo à saída B da estação de metrô da Glória. A ação foi resultado de parceria da Superintendência da Zona Sul com ambientalista Cláudio D'Ávila, morador da Glória.
"A ideia é ocupar o Parque do Outeiro da Glória com atividades culturais e o ensino gratuito de práticas ambientais e sustentáveis, retomando um espaço que será usufruído pela população e também por turistas, revitalizando este importante sítio histórico do Rio, a nossa Montmartre Carioca. Por este motivo, a parceria com Cláudio D'Ávila na adoção do parque é muito importante não apenas para a Zona Sul, mas também para o Rio", disse Marcelo Maywald, superintendente da Zona Sul.
O processo de adoção do parque foi formalizado pela Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) através da Fundação Parques e Jardins (FPJ).
Desde a adoção do parque, foram instalados em parceria com órgãos municipais, 30 postes de iluminação, 30 lixeiras novas, plantio de novas árvores, plantio de grama, reaparelhamento das muretas e reforma das grades.
O espaço foi idealizado pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa e o paisagista Roberto Burle Marx em 1939, inspirado no complexo inca de Machu Picchu. Ele é composto por 10 platôs contíguos, com muros de contenção erguidos através da superposição de pedras polidas e encaixadas, tendo como exemplo o que foi feito no sítio histórico pré-colombiano.