Rio - Jovens moradores de Duque de Caxias, entre 15 e 17 anos, serão capacitados em projeto de educação ambiental para formação do primeiro Ecoclube da Baixada Fluminense. A proposta do Projeto Educ, uma parceria entre a ONG Guardiões do Mar e a Petrobras, é formar adolescentes que possam disseminar conceitos e práticas sustentáveis nas regiões de Vila Serafim, Saraiva, Bom Retiro, Parque Marilândia e Centro de Campos Elísios, que ficam próximas à refinaria Reduc. Os aprovados no processo seletivo receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 350 mensais. As inscrições vão até o dia 19 e devem ser feitas pela internet.
O programa de capacitação do Projeto Educ tem duração de 12 meses, com dois encontros semanais de duas horas cada para capacitação teórica. Já as aulas práticas serão por meio de atividades de campo nas localidades de abrangência do projeto. Há 15 vagas disponíveis e outras cinco para formação de cadastro reserva. Desse total, 5% se destinam a pessoas com algum tipo de deficiência. "Os problemas socioambientais que afetam a região e a capacidade elevada de assimilação de boas práticas por parte dos jovens nos levaram a implantar o projeto em Caxias", explica Pedro Belga, presidente da ONG Guardiões do Mar.
Diagnóstico
No momento, o Projeto Educ realiza um diagnóstico junto à população para identificar as principais demandas dos moradores que possam ser trabalhadas de forma participativa pelos membros do Ecoclube. Os questionamentos estão feitos de porta em porta.
A partir das questões levantadas, serão desenvolvidos cursos de capacitação para lideranças comunitárias, oficinas de artesanato e de educação socioambiental que orientem a população a lidar com temas como o correto descarte de resíduos sólidos e seus potenciais riscos.
Para se inscrever no processo seletivo do Ecoclube é necessário que o candidato esteja matriculado na escola e seja morador de Caxias.