Fogos de artifício e recém-nascidos

Pediatra da Perinatal fala sobre os cuidados que devemos ter com os ouvidos dos bebês no Ano Novo

Por O Dia

Se você tem um bebê, é preciso redobrar a atenção na queima de fogos do Ano Novo. Além de assustar, o barulho pode prejudicar a audição do seu pequeno.

Segundo a Dra. Amanda Martins, pediatra da Perinatal, o recém-nascido tem a capacidade de escutar cada barulhinho, apesar não ter atingido a formação auditiva completa. "O recém-nascido escuta, mas sua audição ainda se encontra em processo de maturação", relata. E é por isso que o bebê apresenta uma maior sensibilidade do que um adulto a barulhos mais altos ou de longa duração. De acordo com a pediatra, expor um recém-nascido a um ambiente muito barulhento pode acarretar em uma lesão no ouvido interno, causando até a perda auditiva.

Além do desconforto, o excesso de sons pode deixar o bebê mais inquieto e incomodado. "A exposição em locais com ruídos altos pode causar diversos sintomas, como irritabilidade, sensação de ouvido tampado, zumbido e estalo nos ouvidos. É importante procurar um médico especialista caso os sintomas permaneçam após a queima de fogos", explica.

De acordo com a pediatra, cada criança tem o seu limite e cabe aos pais perceber os sinais de desconforto do bebê. "Se o recém-nascido estiver muito nervoso, o conselho é buscar um local mais calmo.

Comentários

Últimas de Vida Saudável