TÁ NO RÓTULO

Por O Dia

Rótulo com informações nutricionais do alimento
Rótulo com informações nutricionais do alimento - Reprodução da internet

A busca por alimentação saudável tem se destacado na sociedade, e, com isso, as indústrias alimentícias investem cada vez mais em versões que apresentem teores reduzidos de açúcares, gorduras ou que possuam incremento de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Esse aumento reforça a importância do consumidor entender os rótulos destes produtos e atentar para as informações nutricionais complementares. Ler e compreender as informações contidas nos rótulos dos alimentos é importante para que seja feita uma escolha mais saudável e adequada para cada um. E, claro, a orientação de um nutricionista também é importante.

Na hora da compra, muitos consumidores se confundem e não sabem diferenciar produtos diet e light. É importante esclarecer que o termo diet é usado somente em produtos para fins especiais, como alimentos para dietas com restrição de nutrientes, para controle de peso e para ingestão controlada de açúcares. Já o termo light é um tipo de informação nutricional complementar e significa redução de valor energético ou algum nutriente como açúcares, gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol e sódio. No entanto, para um alimento ser considerado light precisa existir uma comparação com o produto convencional para que haja uma redução mínima de 25% no valor energético ou no nutriente em questão. Portanto, verifica-se que tanto os produtos com a expressão diet quanto os produtos com o termo light podem apresentar composições nutricionais muito variáveis.

Existem ainda os alimentos para fins especiais, que são produtos especialmente formulados ou processados, nos quais existem modificações no conteúdo dos nutrientes adequados para a utilização em dietas específicas, atendendo às necessidades de pessoas em condições adversas de saúde.

Alguns exemplos encontrados no mercado que podem usar a expressão diet no rótulo são os shakes ou preparados em pó para bebidas que são utilizadas na redução de peso, geleias para dietas com ingestão controlada de açúcares, preparados em pó para sopas nas dietas com restrição de sódio, entre outros similares.

Comentários

Últimas de Vida Saudável