Hora certa para doar sangue

Estoque fica reduzido entre dezembro e janeiro por causa das férias, diz Hemorio

Por RENAN SCHUINDT

Com 80 mil bolsas de sangue, número de coletas aumentou em 30% no ano passado, em comparação a 2016
Com 80 mil bolsas de sangue, número de coletas aumentou em 30% no ano passado, em comparação a 2016 - Divulgação

Época em que o estoque fica mais baixo, o Hemorio chama atenção para a importância da doação de sangue. Em dezembro e janeiro, as coletas caem, já que as festas e as férias de verão refletem no número de doadores. Mas o saldo foi positivo no ano passado, com um crescimento de 30% de bolsas coletadas em comparação a 2016, segundo o órgão.

Em 2017, o Hemorio recebeu 106 mil candidatos à doação e coletou 80 mil bolsas de sangue. No ano anterior, foram mais de 84 mil candidatos e 62 mil bolsas coletadas. "Foi uma grande vitória, depois de cinco anos de queda. Mas as doações não podem parar. A demanda permanece alta e os estoques precisam ser repostos durante todo o ano", explica o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.

REQUISITOS

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais e um documento original desse responsável. O modelo da autorização pode ser adquirido pelo site do Hemorio.

Não é necessário estar em jejum. Apenas é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação. O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo domingos e feriados, na Rua Frei Caneca 8, no Centro do Rio.

Comentários

Últimas de Vida Saudável