Hospital do Andaraí tem novos aparelhos
Equipamentos para diagnóstico de doenças operam na unidade desde o fim de dezembro
Por O Dia
O Hospital Federal do Andaraí (HFA) colocou em funcionamento novos equipamentos para diagnóstico de doenças e exames do aparelho digestivo desde o fim de dezembro. A unidade está inserida no plano de reestruturação dos hospitais federais, que visa o aumento de 20% do atendimento oncológico, de ortopedia e de cardiologia em toda a rede.
"Esses equipamentos beneficiam, principalmente, o atendimento no serviço de anatomia patológica e vai triplicar a realização de exames diários", diz Maria Eduarda Feitosa, diretora da unidade. Até então, eram processados 130 biópsias por dia no local. O investimento é de R$ 1 milhão e foi liberado no ano passado pelo Ministério da Saúde. Além de agilizar o diagnóstico, os 17 aparelhos vão ampliar a segurança do paciente e a rastreabilidade de doenças. O setor que realiza endoscopias e colonoscopias, exames de alta complexidade, recebeu dois novos equipamentos. A aquisição deve propiciar o aumento de 150% na capacidade desses exames. O centro de acolhimento oncológico está passando por reforma. O objetivo é proporcionar aos pacientes um atendimento mais humanizado.
Em 2017, o HFA realizou mais de 12 mil atendimentos oncológicos, 46 mil de emergência, 55 mil consultas ambulatoriais, 7 mil internações e mais de 4 mil cirurgias.